RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2020 - Horário 13:43

Grandes transportadoras miram mercado dominado por Correios
Negócio /

De olho na alta da demanda por entregas em domicílio, causado pelo aumento do número de casos de coronavírus, as grandes transportadoras ampliarão as operações no segmento dominado pelos Correios. A estatal detém 80% desse mercado e informa que já registrou alta na procura pelo serviço, embora não tenha revelado números.
Gigantes do setor, como a Braspress, estão renegociando seus contratos com as companhias que prestam serviços de transporte B2B (entre empresas). A meta é crescer o volume de operações no chamado segmento B2C (para o cliente final).

Transportadoras apostam em crescimento

Por ora, a entrega ao cliente final representa 20% das operações da Braspress. A meta é dobrar esse número nos próximos dois meses.
Lumare Júnior afirma que ainda não houve queda no volume de transporte de bens duráveis e vestuário. ”Mas isso vai acontecer”, diz
A empresa já registra um aumento no número de contatos de empresas interessadas nesse tipo de serviço. Os setores que mais têm feito consultas à Braspress são ligados às indústrias de alimentos, farmacêutica e de higiene pessoal.
O executivo lembra que a comemoração do Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo, ocorrerá durante o período de quarentena. Ele acredita que a maior parte das entregas desse período será feita diretamente ao consumidor final.

Atendimento garantido

Entre as grandes transportadoras, a Gran Cargo também tem forte presença no segmento B2B. As entregas B2C representam 30% das operações da transportadora.
A Gran Cargo atua principalmente nos Estados do Norte e Centro-Oeste do País. Se o cenário se agravar, a empresa poderá interromper as operações com mercadorias que não possam ser entregues. A informação é do diretor-geral da Gran Cargo, Evandro Ferrari.
De acordo com ele, a transportadora está pronta para atender à possível alta na demanda. Isso porque 70% da frota utilizada pela Gran Cargo é terceirizada.
“Só temos de adaptar o tipo de caminhão para fazer a operação porta-a-porta”, diz Ferrari.

Mudança nas rotinas

A Flash Courier, que atua no segmento de entregas rápidas, já registra alta na demanda de pedidos do setor de farmácias. Presidente da empresa, Guilherme Juliani diz que a maior transformação vem acontecendo no setor alimentício.
A Flash Courier é uma das líderes entre as transportadoras que entregam cartões de refeição. E percebeu um aumento na migração para endereços residenciais.
O motivo, segundo informações da empresa, é a alta no número de pessoas em home-office.
Na área de medicamentos, houve aumento de demanda por entregas de amostras grátis em consultórios médicos. Isso porque os propagandistas deixaram de fazer visitas a clínicas.
O executivo afirma que a mudança na rotina de várias categorias de trabalhadores impactou positivamente o setor de entregas rápidas. Contratos que estavam sendo negociados foram fechados ao longo da última semana.

Transportadora de mudanças

No segmento de transportes e mudanças residenciais, a queda no setor chega a 30% afirma Bárbara Lins, diretora de negócios do site Guia de Mudanças. Com a pandemia, as pessoas estão procurando substituir temporariamente o alto custo da contratação de uma empresa de mudança por um serviço de carreto, que representa mais de 50% de economia no transporte da mudança.

Bárbara Lins afirma ainda que essa queda é temporária, e dentro de poucos meses o segmento deve voltar a sua normalidade.

SP flexibiliza regras para circulação

Desde a manhã de quinta-feira (19), a Prefeitura de São Paulo liberou a circulação de alguns tipos de caminhão na cidade. A medida, válida até 5 de abril, tem como objetivo garantir o abastecimento de mercadorias essenciais na capital.
Estão liberados os caminhões que transportam alimentos perecíveis, inclusive de feirantes e produtos da área de saúde, como vacinas e medicamentos. Os Veículos Urbanos de Carga (VUC), que nas transportadoras são os maiores responsáveis pelas entregas B2C, também estão livres para circular pela capital em qualquer horário.



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