RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2020 - Horário 10:37

Internação involuntária – Guia simples, prático e gratuito
Ciência & Saúde /

A internação involuntária se faz necessária especialmente em casos de riscos à vida do dependente e da sociedade. Por isso, não deve ser banalizada mas levada ainda mais a sério quando o assunto em questão é dependência química. 

 

O que é a internação involuntária

A internação involuntária, normalmente, é feita através de familiares ou responsáveis diretos e a pessoa que solicita pelo internamento precisa assinar um termo de autorização. 

É um grande desafio não somente para o dependente, mas também para a família que tem sua harmonia atingida.

Ultimamente, muito se tem falado sobre a nova lei de internação involuntária para amenizar e controlar o abuso de substâncias químicas e os danos causados a família do dependente. 

Esta leitura vai sanar as dúvidas sobre a nova lei que define as condições de atenção aos usuários e dependentes químicos para tratamento e internação involuntária. As principais mudanças serão descritas nesta matéria. 

Anteriormente a lei nº 11.343 de 23 de agosto de 2006 apresentava como opção inicial apenas a internação voluntária em comunidades terapêuticas, ou seja: “aquela que se dá com o consentimento do dependente de drogas.” Porém, houve mudanças com a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

A nova lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019 permite a internação involuntária, ou seja, aquela que se dá sem o consentimento prévio do dependente. Porém, somente deve ser realizada em unidades de saúde ou hospitais com equipes multidisciplinares obrigatoriamente autorizadas por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento onde a internação será feita.

Sendo assim, a internação involuntária não tem necessidade de autorização judicial, mas deve ser realizada após a formalização da decisão por médico responsável. Neste caso, as comunidades terapêuticas não têm permissão para realizar este tipo de internamento.

A nova lei proporcionou a internação sem tantas burocracias, o que tornou mais ágil o socorro à pessoas dependentes com riscos a sua própria vida e de outras pessoas e que geralmente não têm condições de reconhecer a gravidade do problema que enfrentam.

 

Não internar um dependente crônico pode resultar em consequências 

- Falta de comprometimento com as atividades diárias;

- Perda da vida social;

- Mudança no relacionamento familiar;

- Perda de controle financeiro;

- Manipulação e furtos para comprar a substância química em que é dependente;

- Qualquer evento é motivo para usar a droga. 

 

Soluções

Diante das consequências que a falta de tratamento e internação proporcionam, surge a necessidade de soluções eficazes para esse problema. 

Mesmo que o processo de solicitar a internação seja doloroso, principalmente, pelo fato do dependente se revoltar e não querer o tratamento, é preciso pensar no benefício que a intervenção trará para ele e sua família. 

Além disso, é necessário considerar que o dependente não tem noção de como o uso de drogas afeta sua vida. Contudo, depois do tratamento intensivo, quando estiver em sã consciência, sem dúvidas será muito grato pela mudança para melhor que a intervenção fará em sua vida. 

Por isso, a solução mais eficaz para um dependente é passar pela avaliação de um médico especializado e capacitado para decidir pelo tipo de tratamento ou até mesmo pela internação. 

Neste sentido, a Clínica Liberty pode ser de grande ajuda.  

 

Clínica Liberty e seus diferenciais 

A Clínica Liberty é uma instituição profissional que trabalha de maneira séria e prioriza a recuperação do dependente. 

Ela se destaca por sua equipe multidisciplinar, sua ampla estrutura e alto padrão nos tratamentos psiquiátrico, psicológico e de dependência química. Além disso, possui plantão 24 horas. 

Vale destacar que a internação tirará o usuário do ambiente de risco em que se encontra e do convívio com pessoas que podem influenciá-lo ao uso de drogas. 

Ademais, se este for o caso, a internação involuntária certamente ajudará a equilibrar a vida de pessoas em crise a voltar a serem quem eram antes de se tornarem dependentes. 

Por isso, a Clínica Liberty é a mais recomendada, pois possui terapia humanizada, tratamento individual, suporte à família e foco total na reinserção social. 

 

Tratamento 

A dependência química é uma realidade que precisa ser tratada da melhor maneira possível tendo em vista que muitas famílias passam por essa situação.

Dessa forma, o principal a ser feito é reconhecer quando um familiar dependente precisa de ajuda e auxiliá-lo com tomada de decisão necessária para prevenir que o indivíduo se afunde na dependência e tenha sua vida comprometida por conta dela.

Com saúde não se brinca. Por isso é necessário buscar por clínicas profissionais, experientes e especializadas em tratamento de dependência química. 

Além da internação involuntária a Clínica Liberty oferece internação voluntária, compulsória e tratamentos para dependência química, alcoólica e transtorno mental decorrente do abuso de drogas.

Para os que desejam compreender ainda mais sobre o assunto, a Clínica Liberty produziu um eBook sobre o método T.C.C com abordagem motivacional com adesão e mudança comportamental.

Para mais informações acesse: www.clinicaliberty.com.br









Website: https://clinicaliberty.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.