RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 2 DE MARÇO DE 2016 - Horário 11:02

Fluxo de Caixa - Por um negócio para chamar de seu
Negócio / Vendas aumentando mês a mês, mas a contrapartida era cheque especial estourado, venda de parte do imobilizado, falta constante de dinheiro no caixa, contas em atraso, empréstimos... Essa era a situação da empresa de Mário.

Mesmo tendo dificuldade para entender os números do seu negócio, o empresário procurou compreender o seu cenário atual e enxergar como um todo a sua realidade financeira. Com a ajuda do Fluxo de Caixa descobriu que a principal causa do desequilíbrio financeiro que enfrentava era a falta de controle das entradas e saídas do seu caixa e os prazos médios de pagamentos e recebimentos.

Acontece que Mário acreditava que o dinheiro que sobrava no caixa era o seu lucro e fazia investimentos na empresa e retiradas particulares sem qualquer controle. Ele não considerava que o dinheiro do caixa era a sua liquidez e que deveria estar disponível para pagar as contas. Consequentemente, chegou um momento em que, sem perceber, começou a gastar mais do que recebia e, pouco a pouco, acabou com o que havia sobrado do seu capital de giro inicial.

O empresário também não se preocupava com os prazos médios de pagamentos e recebimentos das compras, então quando chegavam as datas dos pagamentos das compras com média de 60 dias, não havia dinheiro suficiente no caixa porque seu recebimento tinha como prazo médio 120 dias. Com isso Mário precisou começar a fabricar dinheiro e, inevitavelmente, a pagar juros. No primeiro mês o valor dos juros foi pequeno, no segundo, cresceu um pouco, no terceiro foi maior e de repente ele se viu em uma bola de neve intensa e acelerada. Não demorou muito para os juros superarem o lucro e colocarem a sua empresa em risco.

Era preciso manter um controle adequado das entradas e saídas do caixa, utilizando um plano de contas gerencial com previsto e realizado, aumentar o seu capital de giro, verificar o giro do estoque, avaliar as compras e rever os prazos das vendas. Somente assim conseguiria tirar a sua empresa do buraco e fazê-la prosperar novamente.

Mário sabia que teria muito trabalho pela frente, mas se sentia feliz com as soluções que estava encontrando. Ele sabia que estava no caminho certo e pela primeira vez sentia o verdadeiro sabor de ser dono do seu próprio negócio.

Você já pensou que a alternativa encontrada por Mário pode ser a solução para a sua empresa?

Se você, assim como Mário e tantos outros empresários, tem dificuldade para entender os números do seu negócio, mas deseja compreender a realidade financeira da sua empresa, telefone (11-5542-7886), mande e-mail (francisco@projetodsd.com.br) ou acesse (www.projetodsd.com.br). Podemos bater um papo e descobrir, juntos, a solução para o seu negócio!

Francisco Barbosa Neto
www.projetodsd.com.br
Website: http://projetodsd.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.