RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2016 - Horário 16:05

Hospitais investem em softwares para gestão de documentos
Tecnologia / Assim como outros segmentos organizacionais, os hospitais estão adotando projetos de gestão documental como forma de ampliar seu potencial de atendimento e otimizar processos internos. Diariamente são gerados grandes volumes de prontuários, diagnósticos, exames, resultados de coletas, receitas e diversos outros. Esses materiais contêm informações pessoais, delicadas e que devem ser mantidas sob o mais absoluto sigilo. Além disso, esses documentos nunca podem ser descartados, de acordo com resolução do Conselho Federal de Medicina. Investimentos em um adequado gerenciamento do fluxo de informação é fundamental para a efetividade dos atendimentos e para que o hospital consiga seguir essa norma plenamente.

A gestão documental entrega às instituições prestadoras de serviços de saúde exatamente o que elas precisam: agilidade na consulta de documentos, sigilo das informações, rastreabilidade de acessos e por fim espaço físico para que se ocupe com leitos, aparelhos e demais materiais que certamente melhorarão a capacidade do trabalho no local.

Para atender às exigências do conselho e otimizar os procedimentos, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, referência em Foz do Iguaçu, Paraná, foi uma das instituições que implementaram todo o projeto de guarda gerenciada e software GED da Arquivar. Com esta solução, o hospital vem conseguindo cumprir um de seus objetivos, que é reduzir ao máximo o uso de papel.

Quem também estava atento à necessidade de gerenciar adequadamente os documentos gerados pelos pacientes foi o Hospital Português, localizado em Salvador, referência nacional há 150 anos. Além de ser pioneiro em vários campos da medicina e um forte nome em procedimentos de alta complexidade, o hospital também se tornou um modelo de gestão e em razão disso recebeu o selo de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). A Acreditação é um dos principais sistemas de avaliação da qualidade dos serviços prestados por hospitais, instituições e programas de atendimento na área da saúde. Diversos são os critérios para categorização dessas organizações e entre eles estão todos os setores da gestão. Isso inclui também a gestão documental.

Com as soluções desenvolvidas exclusivamente para a demanda hospitalar, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e o Hospital Português agora contam com softwares capazes de garantir facilidade nas consultas ao histórico dos pacientes, proteção aos dados e um fluxo otimizado de informações. Sem contar a preservação dos documentos físicos, que após serem digitalizados, foram devidamente acondicionados em caixas próprias para a conservação, sob a guarda da Arquivar. Assim, é possível oferecer atendimentos mais ágeis, poupar tempo e direcioná-lo ao mais importante, que é a saúde dos pacientes.

Essas transformações gerenciais resultam na melhora da rotina de trabalho dos funcionários e consequentemente no trato com o paciente. Sem dúvidas, isso favorece muito a imagem do hospital e transmite segurança ao paciente. E em se tratando de saúde, sentir-se seguro em um tratamento é essencial.


Sobre a Arquivar

A Arquivar está no mercado há 25 anos levando às empresas soluções para armazenamento, gerenciamento, digitalização e microfilmagem de documentos. As soluções simplificam a vida das empresas com uma gestão estratégica de documentos e acesso em nuvem.
Website: http://www.arquivar.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.