RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 15:46

Hipnoterapia: utilização da técnica no Brasil
Ciência & Saúde /

A hipnoterapia é o uso da hipnose de maneira terapêutica para diversas áreas da saúde. Esta ferramenta pode ser utilizada por psicólogos, psiquiatras, terapeutas holísticos, na medicina e até mesmo na odontologia.

Em um universo onde cuidar da saúde mental é cada vez mais necessário, as áreas da saúde estão investindo ainda mais em cuidados específicos para ajudar neste segmento específico. Segundo uma reportagem divulgada pelo site O Globo em 2016, os profissionais de hipnoterapia dizem que 80% da população são capazes de entrar em estado hipnótico, 10% são muito propensos e o restante, simplesmente, não é passível de ser hipnotizado.

Esta ferramenta utiliza um novo formato de linguagem para gerar uma nova realidade para o paciente. Através deste método de tratamento, o profissional consegue direcionar o paciente para um estado diferenciado, chamado por especialistas como estado alterado de consciência, que é onde a pessoa consegue ter acesso às dores e traumas de forma mais leve e segura, sendo guiada pelo profissional.

Esta técnica pode ser aplicada em qualquer pessoa que tenha interesse. Porém, para garantir que o tratamento de fato terá efeito e um acompanhamento aprofundado, a idade mínima estabelecida é a de sete anos, para que a criança possa entender cada etapa do procedimento e consiga entender de fato o que está acontecendo a cada instante.

O procedimento da hipnoterapia acontece de forma diferenciada para cada uma dessas pessoas. Além de problemas psicológicos, ela pode servir como um grande aliado para tratar problemas físicos, desde que o cliente esteja fazendo acompanhamento médico adequado para o problema.

Segundo o especialista Lucas Naves, a hipnoterapia serve para ajudar em diversos aspectos da saúde, física e mental. 

“Por exemplo, se um cliente relata que tem dores no estômago, primeiro ele deve obrigatoriamente procurar um médico para entender a real origem do problema. Se constatado que a causa é uma úlcera nervosa, a Hipnoterapia entra como um tratamento complementar na parte emocional. Neste caso, tratando a parte emocional com a hipnoterapia e a parte física com a medicina, o cliente reduz o tempo do tratamento e apresenta uma rápida melhora”, enfatiza o profissional.

O uso da hipnoterapia em diversas áreas da saúde é capaz de romper fronteiras. Nos últimos tempos, a odontologia também vem utilizando técnicas eficazes para conseguir resultados efetivos nos pacientes. “Com o procedimento adequado, a hipnodontia ajuda a amenizar as dores na hora do procedimento cirúrgico, por exemplo”, disse o especialista, garantindo que a experiência dessas pessoas costuma ser a melhor possível.

Já com a parte mental, Naves menciona que esta metodologia trabalha em cima de problemas psicológicos, que muitas vezes acabam não sendo reais como uma fobia. “Para medos imaginários, criamos soluções imaginárias. Esse é o grande segredo para ajudar a entender quais são as necessidades de cada indivíduo”.

Para garantir as melhores experiências da hipnoterapia, o profissional habilitado precisa fazer uma entrevista prévia com o paciente para que consiga entender quais são seus traumas e principalmente, o que precisam melhorar ou superar durante as sessões.

Como este é um processo que exige total concentração, as pessoas que se submetem aos procedimentos de hipnoterapia conseguem ter total consciência do que está acontecendo. 

Segundo o professor, esta etapa é fundamental para que o tratamento tenha eficácia. E para garantir o sucesso do tratamento, é necessário que o paciente também esteja totalmente comprometido com o progresso e sugestões do profissional em questão.

“Ao fazer uma sessão de hipnose, o paciente se mantém acordado a todo o momento, mas a sensação é a de que ficou na cama até tarde em um domingo. Você sabe que está ali, mas as sensações de estarem fazendo a terapia, acessando informações do seu cérebro de forma segura, fazem com que você queira ficar mais um pouco”, relembrou Lucas Naves.

E esta “autorização” do paciente é fundamental para que os resultados comecem a aparecer logo nas primeiras sessões. Isso porque através do profissional qualificado, ele consegue reorganizar os pensamentos e acessar traumas e fobias, sugerindo soluções para que o tratamento desses problemas seja mais simples.

Existem riscos na hipnoterapia?

A hipnose, se usada de maneira ética, correta e segura, traz excelentes benefícios para a vida da pessoa, sem apresentar riscos. Por isso, é importante conhecer as qualificações do Hipnoterapeuta antes do atendimento. 

Lucas Naves enfatiza que, em suas formações ministradas no Brasil e em Portugal enfatiza as condutas éticas que devem ser seguidas e atendidas de forma segura utilizando as técnicas corretas. Mais informações: lucasnaves.com.br



Website: http://www.lucasnaves.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.