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SEXTA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 11:57

Marketplace: o futuro das vendas pela internet para pequenas e microempresas
Tecnologia /

Cada vez mais, a internet caminha para ser um campo fértil e produtivo também para os micro e pequenos empresários que pensam em vender pela internet. Claro que competir com as grandes empresas parece ser uma batalha pouco atrativa e muito desafiadora, mas como traduzir melhor o esforço das MPEs, senão com “coragem”?

O cenário atual para as MPEs, portanto, é bastante positivo. Com a chegada dos Marketplaces, esses pequenos varejistas enxergam novos horizontes e grandes oportunidades para competir de forma mais democrática. 

O Marketplace é uma plataforma de vendas online, que funciona como uma espécie de shopping center virtual, em que diversos lojistas e marcas podem comercializar seus produtos. “O modelo funciona através da interface da plataforma e da venda dos lojistas”, explicou Fernando Cervan, CTO e Co-Founder da O3 Mídia e da plataforma Ganhe Você.

Há diversas plataformas de Marketplaces espalhadas pela internet, mas nenhuma atua como o Ganhe Você, ferramenta que conecta pequenos lojistas com o seu público de interesse, buscando as melhores formas de intermediar as vendas, sendo um canal de comercialização assertivo para os lojistas e criando mais comodidade para os consumidores. 

Mas, por que investir em um Marketplace e não em um modelo convencional de vendas pela internet, como sites próprios, por exemplo? 

“Os pequenos empreendedores já perceberam que não basta apenas criar um site para vender os seus produtos, eles têm que investir um bom dinheiro em publicidade no Google. Caso não adotem este tipo de conduta, serão engolidos pelos grandes e não conseguirão novos clientes online. Ou seja, perderão tempo e dinheiro alimentando um site que não terá vendas no final”, explicou Fernando.

Cervan explica que não basta apenas investir em um Marketplace, é preciso ainda avaliar todas as particularidades de cada plataforma. De acordo com o diretor, há espaços que prometem retorno, mas cobram uma taxa de 16% por cada venda, além de terem grandes empresas como concorrentes diretos das MPEs.  

“Neste cenário, para um pequeno vendedor conseguir qualquer tipo de lucro pagando uma taxa média de 16% ao Marketplace escolhido, vai precisar aumentar o valor dos seus produtos. Além do que, nessa plataforma, ele vai competir direto com grandes empresas, que compram em enorme escala. Ou seja, vão lucrar menos e vão pagar o mesmo percentual que as grandes”, disse.

Ganhe você: quanto mais vender, menor é a taxa

O diretor do Ganhe Você explica que a plataforma foi criada justamente pensando nos pequenos empreendedores e pratica taxas menores que outras plataformas. “A nossa taxa, hoje, é de 8% por venda, porém quando o faturamento ultrapassa R$8.500,00, o percentual diminui para 5%. Basicamente, quanto maior for a venda, menor será a taxa”, explicou. 

Outra facilidade da plataforma é abrir outro canal de relacionamento com o cliente. Com a opção de voucher, os clientes podem executar a compra pelo site e retirar na loja, direto com o vendedor. Estratégia para diminuir qualquer tipo de gasto extra com logística, por exemplo, além de possibilitar a conclusão de uma segunda venda quando o cliente chegar na loja para retirar seu pedido.

Vendedores melhor comissionados

No Ganhe Você, é possível trabalhar no esquema de comissão para a loja ou para os vendedores. Com as WinPoints, moeda virtual e exclusiva da plataforma, todas as vezes que um cliente cadastrado por um lojista efetivar uma compra, valores serão revertidos em comissão no perfil do vendedor. 

Essa também é uma vantagem que se aplica aos consumidores. Pois todos os usuários da plataforma podem cadastrar e indicar amigos. Assim, sempre que um cliente conclui a compra de um produto, WinPoints são revertidas somente ao perfil de quem o indicou.  

Para os pequenos como os grandes

O Ganhe Você disponibiliza um espaço estruturado como nos grandes Marketplaces e trabalha com inteligência artificial e produtos com especificações de cores e tamanho. 

O lojista tem um painel onde controla o cadastro dos seus produtos, informações da sua loja e gera relatórios, além de um espaço dentro do site que é a sua loja, onde seu consumidor pode encontrar todos os produtos e informações de contato daquele lojista. 

“A ideia é que o lojista tenha muito destaque no site, fazendo com que o consumidor saiba muito bem de quem ele está comprando. Assim não terá dúvidas como existe nos grandes Marketplaces. Há clientes que acham que estão comprando das Lojas Americanas, por exemplo, mas estão comprando de uma outra loja que utiliza o Marketplace das Lojas Americanas. Isso sem o consumidor perceber. Nós do Ganhe Você não queremos isso”, finalizou Cervan. 



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