RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 14:17

Tendências do Marketing Jurídico para 2020: no que os advogados devem apostar para conquistar novos clientes?
Negócio / O ano de 2019 está se encaminhando para o fim e muitos advogados já começam a projetar as estratégias de marketing jurídico para 2020. De fato, o próximo ano tem tudo para ser promissor na área de comunicação e publicidade online para o mercado advocatício. Há algumas novidades que os profissionais do Direito devem estar atentos.

Para saber das principais novidades na área de Comunicação, a reportagem conversou com o jornalista e especialista em Marketing Jurídico, Alveni Lisboa. Lisboa é fundador do site "Marketing para Advogados", focado em técnicas de comunicação jurídica, e dá dicas para quem deseja investir no próprio escritório.

Segundo Alveni Lisboa, a primeira grande novidade para 2020 é a possível atualização no Código de Ética e Conduta da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. "O presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, já manifestou interesse em modernizar dispositivos que tratam da publicidade institucional. Afinal, em plena era da internet e das facilidades comunicacionais, ainda há uma área bastante cinzenta no marketing jurídico. Logo, é possível vislumbrar um futuro mais nítido sobre os limites da publicidade jurídica. Isso dará mais segurança para os advogados investirem sem temores", explica.

Consulta prévia do advogado na internet

Tem ocorrido um crescimento da busca por serviços na internet em todos os setores econômicos. E isso pode ser um fator muito positivo para a advocacia brasileira. Pesquisa realizada pela empresa Provokers, entre 12 e 16 de junho de 2018, revelou que 96% dos brasileiros fazem buscas na web antes de comprar produtos ou contratar serviços de pequenas e médias empresas ou de profissionais autônomos.

"Os advogados que estão começando a carreira ainda não tem nome consolidado no mercado, então precisam apostar em técnicas de convencimento do seu potencial cliente. Se a pessoa insere o nome do advogado na internet e o encontra atrelado a artigos de qualidade, teses coerentes e êxitos relevantes, certamente que vai querer contratá-lo em vez do seu concorrente, que sequer tem uma página própria", explica o fundador do site "Marketing Para Advogados".

Redes sociais na advocacia

Tendência nos últimos anos, as redes sociais prometem se manter mais fortes do que nunca em 2020. Com o refinamento dos algoritmos dessas redes, está cada vez mais fácil conversar diretamente com pessoas do seu interesse. Além disso, segundo Alveni, manter as redes sempre atualizadas demonstram profissionalismo, reforçam a imagem de excelência do advogado e servem como uma porta de entrada para o seu trabalho.

"O LinkedIn tem crescido muito nos últimos anos e o Brasil acompanha essa tendência. Se no Facebook o público é disperso e nem sempre está disposto a encarar temas áridos do Direito, no LinkedIn é possível conversar com pessoas mais qualificadas, apenas de uma determinada região, interessados no seu serviço e dispostas a consumir os seus conteúdos", analisa o especialista.

Vídeos, Lives e streaming de advogados

Para Alveni Lisboa, o streaming e lives também vem ganhando espaço no mundo dos advogados. Webinários, palestras online, mesas redondas e transmissões ao vivo são cada vez mais recorrentes entre os profissionais do Direito. "Hoje é supercomum entrar em páginas de escritórios de advocacia e ver profissionais dedicando alguns minutos do seu dia para tratar de temas de interesse geral. É um serviço de utilidade pública que certamente traz benefícios para a imagem do advogado. Ajuda também a posicionar os seus valores perante os seus clientes, o que pode ser um ponto importante na sua área de atuação", explica.

Alguns têm investido bastante em vídeos no Youtube com conteúdos acadêmicos. Grandes nomes do Direito estão usando as ferramentas multimídia para difundir suas ideias entre seus pares, juízes, promotores e demais atores do processo jurídico. "Em certos casos, o uso de vídeos pode ajudar a consolidar uma tese que faz parte da defesa de determinado cliente. Logo, os vídeos podem ser muito mais do que meros recursos de 'branding', eles podem ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da causa", analisa o profissional de comunicação.

Chatbots nos escritórios de advocacia

E não se pode deixar de mencionar os já famosos chatbots. Esses "atendentes virtuais" estão em alta em vários segmentos sociais e começam a dar as caras na advocacia. Os bots permitem que os usuários obtenham interações personalizadas sem exigir muito dos recursos humanos - há empresas que estão reduzindo o número de atendentes, inclusive.

"Os chatbots interagem com os humanos de forma natural, principalmente através do uso de janelas de chat de texto. Há casos mais sofisticados que eles interpretam falas também. No corre-corre do nosso cotidiano, é muito mais fácil mandar uma mensagem de áudio para um robô do que ficar vários minutos pendurado no telefone tentando agendar horário com o advogado", reforça o idealizador do Marketing para Advogados.

Bom conteúdo é indispensável no marketing jurídico

Mas há algo que é e sempre será tendência na área do marketing jurídico: o conteúdo de qualidade. Para o especialista, de nada adianta investir recursos financeiros em um belo site, manter os perfis nas redes atualizados ou investir em campanhas de marketing sem oferecer algo que traga valor para sociedade.

"A melhor forma de conquistar o cliente é mostrar que você se importa com ele e com toda a sociedade, de forma geral. Se o advogado oferece conteúdo de forma natural, honesta, sem ficar tentando "se comercializar", há melhor aceitação pelas pessoas. Por isso, a dica que sempre dou é caprichar no vídeo, no artigo, no post, e fazer isso sem se preocupar com o retorno financeiro imediato. Isso será a consequência do seu trabalho árduo - e pode acreditar que os clientes virão", conclui Alveni Lisboa.


Website: https://marketingadvogados.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.