RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 - Horário 9:55

Termina dia 16 o prazo para escolha dos livros didáticos
Tecnologia /

Os diretores das escolas públicas participantes do PNLD, precisam registrar as obras selecionadas até o dia 16 de setembro. A escolha dos livros didáticos é relacionada aos anos finais do ensino fundamental, e serão utilizados nos próximos 4 anos. 

Embora o diretor da escola, por meio da senha de acesso ao Sistema PDDE, seja o responsável por realizar o registro dos livros selecionados, a escolha precisa ser realizada em conjunto aos educadores e coordenadores. 

Escolher as obras que mais condizem com a metodologia de ensino da instituição é o primeiro passo. Um bom material didático é aquele que assume o papel de parceiro do professor em sala de aula. O livro didático ideal é estimulante para o aluno e oferece o suporte necessário para o docente. 

Outro ponto pertinente para a escolha do livro se refere à proposta contida no Projeto Político Pedagógico da escola. O PPP é um documento produzido pelas instituições de ensino com o intuito de estipular quais são os seus objetivos e como os resultados podem ser alcançados. 

O FNDE disponibilizou em seu site o Guia do Livro Didático. Este documento apresenta a resenha das obras aprovadas apresentando o livro e seus diferenciais. Além disso, estarão presentes também os critérios que direcionarão a avaliação das obras, garantindo a transparência da etapa de avaliação pedagógica pela qual todas as obras passam. 

 

Informações gerais sobre o registro das obras:  

- O diretor precisa acessar o Sistema PDDE Interativo.  É importante enfatizar que apenas o diretor da escola poderá realizar o registro dos livros escolhidos.  

- Caso a escola não possua os dados para acessar o sistema, será preciso fazer uma solicitação na Secretaria de Educação. Já para a escola federal, o recebimento dos dados do sistema só será concluído após o envio do e-mail (livrodidatico@fnde.gov.br) com os documentos digitalizados de identificação e o CPF do diretor anexado.  

- É importante que se tenha acesso ao computador conectado à internet para acessar o sistema PDDE. A indicação é que se utilize o navegador Mozilla, Firefox ou o Google Chrome.  

- O sistema utilizado para o registro da escolha do PNLD ficou mais seguro, pois agora o acesso é vinculado ao CPF e senha do diretor. Mas, para evitar fraudes, o FNDE ressalta a importância desses dados serem de acesso exclusivo da direção da escola. 

 

O que é Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)  

Muito importante para a educação brasileira, o PNLD é um programa desenvolvido pelo governo federal brasileiro para atender escolas públicas de educação básica. Por meio dele, obras didáticas e paradidáticas são disponibilizadas em todo território nacional. Seu objetivo é garantir, de forma gratuita, materiais de qualidade para instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.  

O programa se baseia e justifica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que garante a distribuição de material didático com parte do dever do Estado, desde 1996. Os responsáveis pela realização do PNLD são o Ministérios da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cabe a eles avaliar, comprar e distribuir as obras nas escolas públicas.   



Website: https://conteudos.edocente.com.br/lp-kit-pnld
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.