RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 14:37

Por que muitas pessoas ainda têm medo de perder na Bolsa de Valores?
Economia /

No daytrade além de todo o planejamento e dedicação ao mercado, superar o medo de perder ou o medo de arriscar-se é primordial para ganhar dinheiro. Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém e nesse caso, um pouco de sangue frio também é recomendado.

 

O medo na definição do dicionário Online Português é o estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo. Todo mundo já sentiu medo em menor ou maior grau.

Mas medo de ganhar dinheiro também acontece? Na verdade não é medo de ganhar dinheiro e sim de arriscar bens ou capital para ter mais dinheiro.

 

No mercado financeiro, dois medos supercomuns e fáceis de serem contornados são os que mais aparecem entre os traders: congelar na hora de dar início na operação e medo de sair da operação, botar o stop, principalmente se houver uma situação de prejuízo.

 

Outro medo, o overtrading ocorre entre os traders mais experientes. É o medo de perder oportunidades do pregão e acabar por operar demais sem necessidade.

 

Qual a solução para se livrar dos medos comuns no mercado financeiro? Eric Gaiger, especialista em daytrade e professor na Atom dá as dicas:

 

Medo do momento do click

 

O medo de entrar em uma operação e dar o click de start está baseado na dúvida sobre a própria análise. Se o trader não tem conhecimento sobre suas próprias estatísticas de operação, não tem jeito de impedir o medo.

 

Construir um histórico operacional pelo maior período de prática possível, em uma planilha, é essencial para a segurança do trader.

Ao usar o simulador, o trader tem a vantagem de operar sem pressão. Esse é o histórico que deve levar com ele, da prática em ambiente seguro onde operava sem medo de perder.

 

Via de regra um histórico deve conter: a quantidade de contratos que o trader pode abrir, qual o máximo de operações podem ser feitas, qual o limite de perda fixado, taxas de acerto. Todos esses itens formam um padrão operacional.

 

Dica de ouro: poucas vertentes, argumento sólido e reação ao mercado. Não dá tempo de reanalisar a estratégia no momento do click. Lembrando que uma estratégia boa é prática, sucinta, mantém um critério claro que não abre para muitas opções ou muitos "ous".

 

Indisciplina que gera medo do stop

 

Se o medo de entrar na operação foi superado, mas outro problema surge ao longo do caminho, como o medo de colocar o stop, a falta de disciplina pode ser a vilã nesse caso.

Seguir a programação previamente montada é fundamental para o sucesso da operação. Botar o stop no lugar certo, depende de disciplina e bom hábito para com as regras.

 

Como se concerta a falta de hábito? Com repetição. Pode falhar nas primeiras vezes mas vai dar certo ao longo das operações.

 

Concertar a disciplina é questão de treino. Com o tempo se torna um processo instintivo e automático e o medo deixa de existir.

 

É válido frisar mais uma vez a importância de treinar em ambiente simulado, para adquirir auto confiança e criar disciplina no daytrade.

 

Para aprender cada vez mais, perder o medo e não correr risco financeiro operando com dinheiro da mesa, conheça a Atom.



Website: https://atomeducacional.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.