RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 27 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 15:08

São Paulo recebe V Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância
Ciência & Saúde / De acordo com as pesquisas disponíveis até o momento, duas em cada mil crianças podem ter Apraxia de Fala, um distúrbio motor que afeta a habilidade em produzir e sequenciar os sons. A criança que enfrenta o problema sabe o que quer dizer, mas seu cérebro falha ao planejar e sequenciar movimentos para produzir os sons que formam as sílabas, palavras e frases.

Como o tema é pouco conhecido e explorado no Brasil, em 2015 a fonoaudióloga infantil especializada em Transtornos Específicos da Fala e da Linguagem, Dra. Elisabete Giusti, reuniu em Curitiba (PR) pais que tinham filhos diagnosticados com Apraxia de Fala na Infância para que pudessem trocar experiências. Juntos, esses pais criaram um grupo com o objetivo de conscientizar e levar informações para outras famílias que enfrentavam as mesmas dificuldades e, a partir daí, fundaram em 2016 a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (ABRAPRAXIA).

Comprometida com o propósito de divulgar a dificuldade das crianças pelo País, a entidade promove uma série de eventos e treinamentos, e realiza, pelo quinto ano consecutivo, a Conferência Nacional de Apraxia de Fala na Infância, nos dias 6,7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). O evento tem como público-alvo profissionais da saúde e educação, estudantes, pais e familiares.

"Queremos criar uma rede colaborativa no Brasil para possibilitar que famílias brasileiras de todas as classes sociais tenham acesso a informações referentes a Apraxia de Fala na Infância e ao tratamento adequado. Sabemos que a nossa caminhada é longa, mas com a nossa conferência anual conseguimos reforçar nosso propósito. Ganhamos força, pois reunindo profissionais da saúde, profissionais de educação e pais que já tiveram seus filhos diagnosticados ou que buscam por uma reposta, conseguimos apresentar informações relevantes sobre o tema, abordar novos estudos do diagnóstico e métodos de tratamento", diz Fabiana Collavini Cunha, presidente da ABRAPRAXIA.

Nesta edição, o evento conta com palestrantes internacionais, como a fonoaudióloga americana especialista no tratamento de crianças com dificuldade de fala e linguagem, Lisa Mitchell, que vai ministrar um curso na pré-conferência e participar de um painel abordando o tema sobre o método de tratamento DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing) - Pistas Dinâmicas Temporal e Tátil, recomendado para estas crianças. Outro grande palestrante é o neuropediatra e cientista com mais de 20 anos em pesquisa clínica com foco em distúrbios neurogenéticos raros, Dr. Tyler M. Piersen, que vai abordar a importância dos exames genéticos.

Com foco em reunir e capacitar ainda mais a classe médica e os profissionais da saúde, no dia 8 de setembro, das 8h45 às 12h acontece a Pós-Conferência, na qual o Dr. Tyler Pierson modera uma mesa redonda sobre Apraxia de Fala na Infância, Distúrbios do Desenvolvimento Infantil, Pesquisas e Exames Genéticos, com a participação de profissionais de referência em suas áreas no Brasil. O especialista ainda vai apresentar duas pesquisas inéditas sobre o distúrbio.

"O evento é muito importante, principalmente por gerar exposição e debate sobre o tema. Uma das principais queixas das famílias (e que nós também vivenciamos) é a demora no diagnóstico ou diagnóstico errado, já que muitas vezes a Apraxia de Fala também é confundida com outros transtornos. Isso atrasa o desenvolvimento da criança, além de trazer um grande prejuízo para a vida social e de aprendizado, considerando que a fala está ligada ao desenvolvimento cognitivo", finaliza Fabiana.

Serviço:

V Conferência Nacional de Apraxia de fala na Infância

Datas: 6,7 e 8 de setembro
06/09 (sexta): Das 8h às 17h - Curso Pré-Conferência (apenas para fonoaudiólogos)
06/09 (sexta): 18h às 20h30 - Abertura da Conferência
07/09 (sábado): 8h às 18h30 - Conferência
08/09 (domingo): 8h45 às 12h - Pós-Conferência, destinado para a comunidade médica, porém, os congressistas podem participar como ouvintes

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos direitos da pessoa com deficiência - Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo (SP)
Inscrições: https://app.apraxiabrasil.org/evento/v-conferencia

Sobre a ABRAPRAXIA

Criada em 2016, a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância tem como objetivo divulgar o distúrbio pouco conhecido no Brasil, além de reunir famílias, comunidade médica, e outros profissionais da saúde e educação para levar mais acesso à informação. A Associação surgiu por iniciativa da fonoaudióloga infantil, Dra. Elisabete Giusti, que reuniu pais com filhos diagnosticados com Apraxia de Fala na Infância para que pudessem trocar experiências e, juntos, fundaram a instituição, que hoje atua em âmbito nacional com cursos e treinamentos para profissionais, familiares e amigos.
www.apraxiabrasil.org


Website: https://app.apraxiabrasil.org/evento/v-conferencia
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.