RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 12:51

05 lições sobre gerenciamento de obras de varejo
Varejo / O engenheiro Bertram Shayer, CEO da Tekton Gerenciamento e Coordenador Técnico da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), com mais de 40 anos de experiência, tem sempre boas histórias para contar. Ele, que cursou Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) lembra que os alunos, a partir do terceiro ano, deveriam escolher entre quatro modalidades: Estruturas, Construções, Hidráulica e Transportes. "Escolhi a primeira delas e, depois de formado, trabalhei por um ano como calculista. Mas logo constatei que a prática profissional consistia em uma fase fascinante, a da concepção da estrutura, seguida por uma infindável imersão em operações aritméticas que, naqueles tempos, eram feitas com réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas (à manivela), tábuas de logaritmos e tabelas trigonométricas. Fugi logo disso", diverte-se.

Com a oportunidade de um estágio em construções pré-moldadas na Inglaterra, o jovem Shayer percebeu que a essência da atuação do engenheiro residia na coordenação da obra, ou seja, no encadeamento de eventos e atividades que permitiam que um enorme número de peças se transformasse em um todo, a obra completa. Foi com essas funções, de gestão e coordenação, que ele mais se identificou e decidiu se dedicar profissionalmente.

"Fiz parte da equipe de gerenciamento de obras de uma indústria, de uma mineração de urânio, de uma retificação e canalização de rio e da captação e tratamento de resíduos sólidos. Criei um dos primeiros cursos sobre a matéria e ministrei aulas na Fundação Getúlio Vargas, por 6 anos. E, mais recentemente, participei do gerenciamento de mais de 700 obras de uma grande rede de varejo farmacêutico", descreveu.

E ao enveredar pelo peculiar setor das redes de varejo percebeu o quanto a gestão de obra é uma questão crítica nesse mercado vertical, já que um dia de portas fechadas é prejuízo na certa.
Esse incrível mundo do varejo entrelaçado ao da gestão ensinou lições preciosas, algumas das quais o engenheiro Shayer compartilha, a seguir, com os gestores que têm o desafio de, à melhor interação de custo, prazo e qualidade, chegar até o seu consumidor final e lhe proporcionar uma experiência singular:

Lição 1 - Seja em obras isoladas, seja em uma grande quantidade de obras concomitantes, é o rigoroso planejamento e controle que permitem que os objetivos pré-estabelecidos de custo, prazo e qualidade sejam alcançados, desde que se obedeças às leis da boa gestão, se abandone o amadorismo e se acredite que a especialização traz grandes vantagens.

Lição 2 - As obras de uma rede de varejo podem ser semelhantes, mas nunca serão iguais entre si. Os terrenos variam de uma obra para outra, a mão de obra é regional, as exigências legais também o são. Cada obra é uma obra. Assim, a flexibilidade dos procedimentos é essencial.

Lição 3 - Ao contrário de uma obra isolada, as pequenas obras que compõem uma rede de varejo não comportam uma equipe fixa de gestão da implantação. Assim, sugerimos que sua empresa constitua equipes móveis, o que garante flexibilidade, rapidez e ganho em escala.

Lição 4 - Ao executar um número grande de obras semelhantes, simultaneamente, é essencial que se tenha um ferramental de acompanhamento ágil, permitindo a identificação rápida de desvios em relação ao planejado. O uso de aplicativos móveis de última geração de "workforce management" é altamente recomendado pela visão clara do andamento efetivo e capacidade de automação de processos repetitivos e de comparação. No nosso caso, os aplicativos estão instalados nos telefones celulares dos engenheiros, permitindo, inclusive, a emissão de relatórios de visita diretamente da obra para o cliente.

Lição 5 - Apesar do crescimento óbvio e esperado de lojas virtuais é certo que as lojas físicas não vão acabar, mas mudarão drasticamente. Uma farmácia, por exemplo, deixou de ser um lugar onde se vende remédios. Passou a ser local onde, além de medicamentos, são vendidos conceitos de beleza e bem-estar, atraindo um público sofisticado e exigente. Assim, o design da loja e sua dinâmica são de fundamental importância, o que exige que sejam atraentes, seguras, bem projetadas e bem executadas. Isso trará ainda maiores demandas ao gerenciador. Prepare-se!

Website: http://www.tektoneng.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.