RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 11:59

Solução de 100% de conectividade melhora comunicação em startup de logística que cresce 20% ao mês
Tecnologia /

A Cargo X, startup de logística, que nasceu em 2013 para conectar caminhoneiros autônomos a grandes empresas, as quais necessitam de fretes em sua operação de logística.

Federico Vega, o empreendedor por trás da ideia, viu que o Brasil era o terceiro maior mercado de logística do mundo, mas por outro lado, também o que mais sofria com a falta de profissionalização do setor, "como apontavam dados de mercado mostrando que 60% do tempo do caminhoneiro é gasto rodando sem carga", comenta Vega, CEO da Cargo X.

Por meio da tecnologia, a startup passou a integrar as duas pontas do negócio, cuidando de toda a intermediação e eliminando os atravessadores, gerando um ganha-ganha na base de 40% a mais, a cada uma das partes e conquistando clientes como a Ambev.

Para sustentar o crescimento rápido, de aproximadamente 20% ao mês, a companhia precisava de uma solução que garantisse 100% de conectividade, em qualquer lugar do escritório, para até três devices por colaborador.

“O produto ideal para atender a demanda do cliente foi uma solução de wireless com a qual o funcionário pode estar em qualquer ponto do escritório e tem a mesma qualidade de conexão”, explica Thiago Haidar, gerente de Negócios, do Grupo Binário.

Além disso, com o Grupo Binário, a Cargo X conseguiu o que queria sem "poluir" o escritório com cabos e fios. Ainda em razão dessa economia com infraestrutura, a solução custou em média menos de 60%, sem que houvesse necessidade de construir estruturas físicas, que tivessem de ser demolidas posteriormente.

“Na nossa empresa, a agilidade está no DNA. Todos os esforços são voltados para obter respostas rápidas e é o que temos conseguido com essa alta conectividade”, aponta Vega.

Em uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano, a CB Insights destacou as 50 startups mundiais que têm o maior potencial para ultrapassar o valor do US$ 1 bilhão em 2019, conquistando o título de unicórnio. A Cargo X foi eleita uma das três startups brasileiras candidatas ao título. A solução já contempla a chegada de novos colaboradores.

Nova economia

O Grupo Binário vem ajustando seus processos e rotinas para atender os clientes da nova economia. “Na Cargo X, toda importação e implementação levou cerca de 30 dias, quando anteriormente, só a etapa de importar o produto, demoraria 45 dias.

Cada vez mais as empresas, especialmente da nova economia, buscam por ferramentas de deployment automation, para chegar a soluções mais eficientes, em menos tempo e custos reduzidos “É uma linguagem nova, o cliente quer uma resposta rápida, às vezes, em tempos curtíssimos”, conclui Haidar.

© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.