RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 12:32

Com apoio da Fromtis, SOCOPA mantém liderança no mercado de FIDCs
Tecnologia / Ao longo da última década, o mercado de FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) passou por profundas transformações e conseguiu dar um salto no volume de operações, encerrando o ano de 2018 acima de R$ 100 bilhões em patrimônio líquido pela primeira vez. Dessa forma, é essencial contar com o apoio de parceiros que consigam fornecer a tecnologia necessária para operar essa quantidade cada vez maior.

É o que faz a Fromtis, líder em softwares e serviços para este segmento, com a SOCOPA. A empresa é responsável pela plataforma deste fundo de investimento, que corresponde a 60% de todos os recebíveis comerciais operados pela corretora. É responsável por gerar mais de 3 mil operações diárias, um volume bastante significativo para o mercado.

A parceria entre as duas instituições começou em 2011. Na ocasião, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) publicou a Instrução 531, que definiu novas regras de regulamentação para os FIDCs. Assim, a corretora precisou adotar um sistema automatizado que pudesse atender o incremento no volume de operações.
Dessa forma, a SOCOPA mantém desde 2011 a primeira posição no ranking Uqbar em número de operações de FIDCs. Em 2018, por exemplo, assegurou a administração de 67 novos fundos que entraram em operação naquele ano e que somaram um patrimônio líquido consolidado de R$ 3,43 bilhões.

"A quantidade de recebíveis que a Fromtis consegue gerar hoje é realmente impressionante, auxiliando a operar bilhões de reais em fundos e atuando em um mercado que certamente vai decolar mais nos próximos anos", explica Daniel Lemos, diretor de recursos de Terceiros da SOCOPA.

A corretora foi constituída em 1967 e, ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos, se tornou em uma das mais tradicionais do país e com sólida reputação no mercado financeiro nacional. Pioneira em investimentos online em Bolsa de Valores, também se destaca na administração e custódia de fundos de investimento.

Já a Fromtis foi fundada em 2009 por Milton Bressa e Edmar Pissardo e é líder no segmento de software para o setor de FIDCs. Atualmente, mais de 70% dos recebíveis no mercado brasileiro passa pela infraestrutura tecnológica da companhia.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.