RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 1 DE AGOSTO DE 2019 - Horário 16:17

Transformar em Arte atende mais de 100 participantes no primeiro semestre
Arte e Entretenimento / A Oficina Transformar em Arte encerrou mais duas turmas na Associação Recanto Tia Cecília, com exposição das peças produzidas no último dia 26 de junho. Também finalizou as ações do primeiro semestre, que atendeu 120 participantes - entre crianças, adultos e idosos, divididos em seis turmas. As instituições de Sumaré que receberam o projeto até o momento foram: Instituto Saber Social I, Centro Educacional Rebouças (CER) e Associação Recanto Tia Cecília.

Os materiais utilizados durante esses meses foram os mais variados, como garrafas pet, garrafas de vidro, papéis, papelão, caixas de ovos, retalhos de tecidos, linhas, barbantes, entre outros. Com criatividade e inovação, os itens de fato foram reaproveitados para um novo fim, e as peças criadas pelos participantes são desde brinquedos a objetos de decoração, como bilboquês, jogos - Jogo Corrida Maluca, vai-e-vem, paletas de cores, aviões, bonecos de papel machê, espelhos e garrafas decorativas.

2º semestre

No segundo semestre deste ano, a Oficina Transformar em Arte estará em outras instituições da cidade, ministradas pela artista plástica Alzira Traetta e pelo ator Silvio Leme. Para agosto e setembro, estão agendados os encontros na Sociedade Beneficente São Judas Tadeu e no CECAPAS 2 - Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa, ambos no Nova Veneza. Em setembro e outubro, o projeto será na Sociedade Humana Despertar - SHD, no Jardim Basilicata.

"Essa será mais uma oportunidade de conhecimento de novas técnicas e maneiras de se fazer arte. Acreditamos que isso irá agregar desenvolvimento pessoal e qualidade de vida, oportunizando a consciência sustentável de cada um e podendo gerar renda", comenta Lilian de Souza, assistente social e coordenadora geral da São Judas. Ela também reforça que a expectativa é que as crianças, jovens e adultos atendidos pela oficina - em situação de risco e vulnerabilidade social, possam despertar habilidades e aptidões antes desconhecidas.

Para Nádia Maciel da Silva, Gerente de Serviços Sociais do CECAPAS 2, a instituição realiza projetos que vão de encontro a proposta da Oficina Transformar em Arte, voltados à temática ambiental. "A instituição tem como princípio o cuidado com a casa comum. Todas as atividades socioeducativas visam conscientizar e educar para a preservação da vida", explica. Ela comenta ainda que o projeto ampliará o conhecimento dos educandos, motivando o uso responsável de tudo o que se consome e se torna "lixo.

"A oficina vem de encontro com as ações da SHD, e agregará conhecimento aos alunos. Saber reutilizar materiais, consumir de forma consciente, reaproveitar materiais para confecção de novos produtos, além da arte e técnica aplicada na oficina e socialização do grupo", completa Ana Paula Padovani Gotardi, gerente geral da Sociedade Humana Despertar.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura (ProAC - ICMS/SP). A Oficina Transformar em Arte é uma produção da Renovarte Produções Culturais e tem patrocínio da Honda Automóveis do Brasil.

Serviço:

Oficina Transformar em Arte
Patrocínio: Honda Automóveis do Brasil
Produção: Renovarte Produções Culturais
Realização: Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura (ProAC - ICMS/SP)
Parceria: Alzira Traetta e Silvio Leme


Website: http://www.renovarte.art.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.