RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2019 - Horário 11:26

Número de lojas virtuais no país cresce 37,5% no último ano
Negócio /

O brasileiro está se tornando menos desconfiado em relação ao comércio eletrônico. Essa percepção de mudança no comportamento do consumidor está sendo observada por muitos empreendedores.

Isso pode ser visto nas informações do estudo realizado pela BigData Corp, em parceria com o PayPal Brasil. Segundo as informações, o número de lojas virtuais no país cresceu 37,5% no último ano.

O crescimento é surpreendente, principalmente, quando comparado com os anos anteriores. No ano de 2016 o aumento foi de 9,23% e 2017 de 12,5%.

A pesquisa mostra ainda o aumento na maturidade do e-commerce em relação aos produtos oferecidos. É comum encontrar na internet, produtos que possuam o valor abaixo do que é oferecido em lojas físicas. 

Observa-se no e-commerce um determinado privilégio nas vendas mais baratas. No universo de amostra pesquisado, 7,93% das empresas possuem um faturamento acima de R$ 100 milhões, com mais de 500 mil visitas mensais à loja. 

Aparentemente, o grande atrativo na internet seriam os produtos que custam metade do valor do que é encontrado em lojas físicas. 

Amadurecimento do e-commerce

Com a maior adesão dos consumidores ao e-commerce, os empreendedores estão se sentindo mais confiantes para elevar o preço dos produtos. 

Aproximadamente,  26% dos produtos que são expostos possuem um valor médio que ultrapassa os R$100,00. A categoria dos produtos entre R$100,00 e R$500,00 cresceu de 6,45% em 2018, para 11,3% em 2019.

Acredita-se que as pessoas que pensavam em empreender nos anos anteriores estavam receosas em relação a aceitação do mercado e no ano de 2018, após a melhora financeira, finalmente optaram por criar a sua loja virtual

Outra característica interessante deste mercado que está se formando é o fato das lojas não estarem diretamente ligadas a alguma mídia social para a sua criação. Com a criação de milhares de novos sites a associação reduziu de 80% dos comércios para 65,2%.

Nesse cenário, a redução foi mais perceptível no Facebook e no Twitter, sendo que o Facebook perdeu presença online entre as lojas de 71,02% para 54,24%, enquanto o Twitter perdeu o seu espaço de 43,87% indo para 33,18% de presença online

Adesão do consumidor

O consumidor tem um papel fundamental no aumento da criação de lojas virtuais.

Com o passar dos anos, é observado também que o consumidor está se tornando mais aberto a aceitar produtos provenientes do ambiente online

Por muito tempo houve o receio de realizar compras no meio virtual devido às fraudes que acontecem. O consumidor não se sentia à vontade para passar informações de cartão ou pagar boletos dos quais não tinha uma confirmação de que o produto chegaria. 

Nos últimos anos essa postura tem mudado. O consumidor está se familiarizando com esse tipo de comércio. 

Com as novas tecnologias que garantem a segurança da transação, a criptografia e as condições oferecidas pelas empresas de pagamento, os riscos de fraude diminuem significativamente. 


Principais reclamações do setor

Mesmo com o avanço significativo registrado pelo e-commerce, ainda existem muitas melhorias a serem realizadas. 

A acessibilidade tem sido um problema encontrado pelos usuários. O estudo da BigData Corp registrou que em 2019, apenas 0,02% dos sites não apresentaram esse tipo de problema. 

Criação de Lojas Virtuais

A criação de lojas virtuais aumentou e juntamente o tempo de funcionamento do negócio. O estudo relatou também que desde o ano de 2015, as lojas estão permanecendo cerca de 5 vezes mais tempo ativas no mercado. 

Isso ocorre pois as empresas físicas estão percebendo a necessidade de estarem inseridas no ambiente virtual e estão migrando o seu negócio completamente ou mesclando sua loja em física e online

Esse é um passo muito importante. Decidir se dedicar totalmente ao virtual ou mesclar o negócio. 

Para essa etapa, o que o empreendedor não precisa é de mais complicações. Por essa razão a escolha da empresa que irá criar o seu site é fundamental. 

O Galax Commerce é especialista na criação de lojas virtuais. A plataforma é interativa, simples de acessar e adaptada para todos os tipos de dispositivo desde que é colocada no ar. 

Entre na onda de crescimento do e-commerce e não fique para trás na hora de empreender. O mercado está se voltando cada vez mais para esse comércio e quem fica de fora das mudanças, está perdendo tempo e dinheiro. Conheça mais sobre o Galax Commerce e faça um teste de 7 dias grátis. Visite nosso site!

 



Website: https://www.galaxcommerce.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.