RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2019 - Horário 14:27

A visita ao urologista também se faz presente na adolescência
Ciência & Saúde /

Mais da metade dos homens nunca foi a um profissional de urologia no Brasil. Uma pesquisa feita pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) revelou dados durante a semana do Dia do Homem, indicando que 51% dos entrevistados nunca procuraram um especialista. A pesquisa foi realizada em parceria com o laboratório Bayer.

Desinformação impede homens de procurarem ajuda

Falta de tempo e medo foram os dois principais motivos apresentados pelos homens que não procuram por acompanhamento médico de um urologista, o que mostra como a desinformação segue sendo o maior empecilho para a prevenção e tratamento de doenças. Dos respondentes que costumam ir ao urologista, 15% afirmaram ter ido há mais de três anos, e 28% disseram comparecer às consultas anualmente.

Geralmente, é recomendado aos homens que visitem o urologista para realizar exames preventivos e verificar o risco de câncer de próstata aos 50 anos de idade, por isso a maior parte deles não procura pelo médico antes de chegar a essa idade. Porém, não existe idade correta para ir ao médico. O homem pode ir ainda adolescente, ou mesmo na faixa dos 20 anos para verificar a fertilidade. O importante é estabelecer uma rotina.

Campanha visa conscientizar os homens

Visto que a maior parte dos homens não costuma se consultar com o urologista, consequentemente seus filhos também não terão contato com um profissional tão cedo. Esse ciclo vicioso é decorrente de aspectos culturais e o hábito de os homens não darem a devida relevância aos assuntos médicos.

Em vista disso, a Sociedade Brasileira de Urologia criou a campanha #VemProUro, que foi realizada em instituições de ensino de todo o País, levando informações aos alunos adolescentes e aos pais. As palestras visaram debater a importância do acompanhamento urológico desde cedo.

Visitas recorrentes ao urologista trazem diversos benefícios

Existem muitos benefícios envolvendo o acompanhamento regular com médico urologista desde cedo, que vão muito além do tratamento de doenças, abarcando também questões relacionadas a comportamento e autoestima. Consultar um especialista em urologia é importante para ter acesso a informações sobre diversos assuntos, como, por exemplo, problemas envolvendo DSTs e gravidez indesejada, além do uso de camisinha.

Com o médico, é possível conversar sobre dúvidas que comumente surgem na puberdade em relação ao desenvolvimento do corpo, surgimento de pelos, tamanho do pênis, mudança de voz, e as principais orientações antes de começar a realizar exercícios físicos.

Homens devem manter rotina de visitas ao especialista

Uma das ideias da pesquisa é realizar uma ampla coleta de dados com relação à presença de adolescentes nos consultórios de urologia e, dessa forma, traçar maneiras de levar conscientização sobre o tema, além de conseguir apoio de órgãos públicos (como o Ministério da Saúde) e de outras instituições da sociedade.

O Hospital Santa Cruz conta com uma equipe de urologistas aptos para o atendimento de jovens e adolescentes, estando preparado para acompanhar cada caso, sem desconsiderar a individualidade do paciente.



Website: http://www.hospitalsantacruz.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.