RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2019 - Horário 11:42

Estudo da Deloitte e do IBRI revela alterações no ecossistema das Relações com Investidores
Tecnologia / A pesquisa "Novo Ecossistema das Relações com Investidores - Tecnologia e Comunicação na era dos negócios digitais", elaborada pela Deloitte em parceria com o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), demonstra como os profissionais de RI estão lidando com um cenário de incertezas, em momento de intenso uso de tecnologias e novas plataformas de investimento.

"As transformações na função de Relações com Investidores têm seguido principalmente a direção de acompanhar o atual dinamismo do mercado e apoiar um processo de comunicação mais eficaz e personalizado com os públicos de interesse. Para lidar com as mudanças em curso, advindas da evolução da tecnologia digital, o profissional de Relações com Investidores precisa agora desenvolver não apenas habilidades técnicas, mas também as que se relacionam a características como comportamento, comunicação e liderança", declara Ronaldo Fragoso, líder do Centro de Excelência em Aspectos Regulatórios e Governança Corporativa da Deloitte Brasil.

A edição de 2019 da pesquisa aborda os diferentes temas que compõem o universo das Relações com Investidores, tais como: estrutura organizacional, percepção de valor e tecnologias emergentes.

"A pesquisa reforça como a adoção de tecnologia permeia todo o universo das Relações com Investidores, e pode ser aplicada de forma a apoiar uma estratégia robusta de comunicação para lidar com o aumento detectado de investidores pessoa física", afirma Guilherme Setubal, presidente da Diretoria Executiva do IBRI.

Estrutura organizacional - Apesar dos desafios colocados pelo recente cenário econômico e de negócios no Brasil, houve esforço das empresas participantes da pesquisa em preservar o seu capital humano de Relações com Investidores, bem como em identificar talentos no mercado. Três em cada quatro respondentes indicaram que o quadro de profissionais de RI de sua empresa manteve-se em 2018. Do total de respondentes, 75% mantiveram o seu quadro de profissionais de RI em 2018, 20% aumentaram e 5% diminuíram. Quanto às expectativas para 2019, 25% das organizações pesquisadas identificaram a tendência de aumentar a equipe de RI, enquanto 71% pontuaram que esperam manter o quadro de profissionais.

Tecnologia aplicada ao ecossistema de Relações com Investidores - Há um esforço de grande parte dos entrevistados em acompanhar o desenvolvimento tecnológico por meio do investimento em novas ferramentas e formas de trabalhar. No entanto, a aplicação de tecnologias como analytics, robótica e inteligência artificial ainda não chegou com força às áreas de RI (Relações com Investidores). Do total, 69% investiram em novas ferramentas e formas de trabalhar. No entanto, apenas 8% aplicaram tecnologias de dados, automação cognitiva para funções de RI e 62% ainda não pensaram a respeito da adoção dessas tecnologias na área.

Entre as práticas de inovação mais adotadas pelas empresas estão: acompanhar indicadores de RI, implementar novas tecnologias para ampliar os canais de comunicação e utilizar novos formatos de relatório. Esse é um indicador de como as transformações na função de RI têm seguido principalmente a direção de acompanhar o atual dinamismo do mercado e também a de apoiar um processo de comunicação mais eficaz e personalizado com os públicos de interesse. Quando perguntados sobre o uso de IA (Inteligência Artificial), 80% destacaram ainda não ter pensado a respeito de sua adoção no atendimento a investidores.

"Essas tecnologias podem ajudar a área de RI a captar e monitorar frequentemente o valor percebido do mercado sobre sua organização por meio do acompanhamento dos diversos canais de comunicação da empresa, o que ajuda a tornar mais eficientes as suas estratégias de captação. A Inteligência Artificial pode ser, por exemplo, especialmente útil para a melhoria da percepção de valor de pequenos acionistas e investidores, que se apresentam de forma mais fragmentada", frisa Ronaldo Fragoso.

Percepção de valor - O monitoramento da percepção de valor de mercado de uma empresa por analistas e investidores é uma função complexa, que demanda do RI o estabelecimento de ferramentas e critérios consistentes e estruturados. É natural que o mercado tenha uma percepção de valor diferente sobre uma empresa do que os profissionais que nela atuam. No entanto, cabe ao RI o estabelecimento de ferramentas e critérios consistentes e estruturados.

Como principais práticas de aproximação com stakeholders, as organizações combinam ações presenciais como roadshows (81%), encontros anuais (59%) e investor days (54%) a iniciativas virtuais com o apoio da tecnologia, como os webcasts, que contam com a adoção de 65%. Outros canais digitais, como aplicativos e chatbots, podem ser explorados de forma mais adequada.

Investidores pessoa física - Com a maior disponibilidade de plataformas, canais de informação e agentes de investimentos, além da manutenção da taxa de juros em um patamar baixo, o mercado de capitais passa a se tornar mais atraente para as pessoas físicas.
Seis em cada dez empresas identificaram um aumento de investidores pessoa física. No entanto, apenas 21% das empresas que notaram crescimento de investidores pessoa física têm uma prática voltada à captação desse grupo de investidores. Este resultado sugere que há um importante espaço para um posicionamento mais ativo das organizações.

Assessoria de Comunicação do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores)
www.ibri.com.br
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Jennifer Almeida / Rafael V.Pereira / Natália Martins
Fones (11) 5081-6064 / (11) 9 9123-5962
+ 55 (11) 9 7024-8393 (WhatsApp)
rodney@digitalassessoria.com.br

Assessoria de Comunicação da Deloitte: Agência Ideal
Carina Baladi / Mariana Pacheco / Larissa Siqueira
Fones: (11) 4873-7621 / (11) 4873-7629
(11) 9 5919-8467 / (21) 9 7364-9562
carina.baladi@idealhks.com, mariana.pacheco@idealhks.com. larissa.siqueira@idealhks.com


Website: http://www.ibri.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.