RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2019 - Horário 14:31

Oito características essenciais para ter sucesso, segundo Harvard
Negócio /

Sem dúvidas todo mundo quer ter sucesso na vida. Seja no trabalho ou na vida pessoal. Sabe-se que para isso é preciso ter foco, persistência, objetivos e metas traçadas, mas mesmo assim o sucesso parece estar longe. Para a Universidade de Harvard (cujo alguns dos ex-alunos são Barack Obama e Mark Zuckerberg), nos Estados Unidos, alguns itens como a globalização e a internet mudaram a perspectiva dos últimos 25 anos. Um estudo da instituição trouxe 8 características-chave na liderança, sendo estas:

1- Gerenciar complexidades
Entre as várias características da liderança, esta é de longe considerada a mais importante: a capacidade de tomar decisões complexas, impopulares e arriscadas rapidamente. Ter talento para visualizar a organização e o ambiente como interdependentes é fundamental para estabelecer práticas para que a companhia responda rapidamente às mudanças externas.

2- Gerenciar negócios globais
Considerando a intensidade da globalização nos negócios é importante que o líder seja capaz de identificar oportunidades de mercado ao redor do globo, principalmente dentro de economias emergentes. É tido como fundamental a capacidade de entender o que acontece com consumidores, competidores e mercados do outro lado do mundo.

3- Agir de modo estratégico
Habilidades estratégicas sempre foram essenciais para uma liderança eficaz. Contudo, abordagens tradicionais não têm mais tanto valor quanto antes. Enquanto práticas antigas focavam em resultados de longo prazo, hoje o mercado exige um desenvolvimento mais contínuo. O líder deve estar preparado para captar oportunidades e enfrentar desafios inesperados de forma rápida.

4- Investir em inovação
Com o aumento da concorrência, as estratégias não sustentam mais as companhias por tempo indeterminado. Por isso, é necessária a promoção da inovação. Gerar novos produtos, serviços ou até mesmo processos ou modelos de negócios é essencial. Um bom líder precisa dar ênfase em inovação e pensar no próximo nível sempre, independentemente de quanto sucesso a forma de fazer negócio já teve naquele momento.

5- Ampliar a rede de relacionamento
Saber se comunicar e manter um relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e até mesmo com concorrentes é essencial. Um líder precisa demonstrar talento para a colaboração. Manter atitudes assim permite ao líder estar um passo na frente de apenas a tomada de decisões.

6- Inspirar engajamento
O líder que se destaca e inspira engajamento cria conexões importantes entre os funcionários e a empresa. Trabalhadores e líderes engajados são mais criativos e produtivos no trabalho. Um bom líder deve dar senso de valor ao trabalho de seus funcionários. É muito importante que todos os colaboradores de uma empresa se sintam motivados e que realmente fazem a diferença no dia a dia.

7- Ser flexível
Mudanças acontecem rápido e o líder precisa estar pronto para se adaptar a elas. O líder deve ser capaz de olhar para as novas realidades e enxergar oportunidades. Ser capaz de se recuperar de uma virada da concorrência ou até mesmo do mercado, precisa de flexibilidade. O líder flexível é cada vez mais valioso e admirável por seus funcionários.

8- Cultivar o conhecimento
Ter habilidade para aprender é uma qualidade essencial do líder do futuro. A busca pelo conhecimento, tanto pessoal quanto profissional, é uma obrigação dos que ocupam cargos de liderança dentro das empresas. O verdadeiro líder toma a iniciativa e procura oportunidades para aprender mais.

Hoje diversas empresas de sucesso já são lideradas por pessoas com tais características e implementam-nas em toda a cultura da empresa. Exemplos podem ser observados no Vale do Silício (CA, EUA) e empresas como a IIN - Imersão Internacional de Negócios - trabalham para conectar empresas brasileiras a estas realidades, a fim de desenvolver o empreendedorismo no Brasil.

 



Website: https://missaonovaledosilicio.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.