RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2019 - Horário 8:44

Associação Brasileira de Estomaterapia lança cartilha de prevenção ao câncer colorretal e manuais para pessoas com estomia na região Amazônica
Ciência & Saúde / Levar informação sobre as estomias a um grande número de pessoas foi uma das missões da primeira estomaterapeuta do mundo, Norma N. Gill-Thompson, nascida em 26 de junho de 1920, nos Estados Unidos. Por isso, no evento que a Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (Sobest) realiza em sua homenagem nessa sexta-feira, dia 28 de junho, na Câmara de Vereadores de São Paulo, a difusão de conhecimento tem lugar de destaque com o lançamento de três cartilhas: Prevenção do câncer colorretal, Manual de orientação à pessoa com estomia na região Amazônica e Alimentação Amazônica: guia para pessoas com estomias.

As publicações levam ao público importantes informações sobre estomias com uma linguagem acessível, que facilita o entendimento. As ilustrações ajudam a visualizar e compreender os dados apresentados.

A cartilha Prevenção do câncer colorretal - o que você precisa saber, de autoria das enfermeiras estomaterapeutas Mônica Costa Ricarte e Néria Invernizzi da Silveira, explica como são os tumores que acometem o intestino grosso e reto, esclarecendo sobre os fatores de risco. A publicação mostra, por exemplo, que a doença acomete tanto homens quanto mulheres especialmente a partir dos 50 anos. Também aborda a influência do histórico familiar e dos antecedentes de outros tipos de câncer, entre outros fatores. Destaca os sinais que exigem atenção para a doença, como a presença de sangue nas fezes, além de dor e cólica abdominal frequentes. As autoras apresentam ainda importantes medidas de prevenção a esse tumor.

As outras duas publicações, direcionadas à região Amazônica, têm como diferencial abordar as estomias considerando a cultura da região, falando de experiências, alimentos típicos e hábitos locais, como os banhos de rio. As ilustrações também demonstram a cultura do povo que vive na região, ajudando a causar identificação com o público ao qual se destina.

O Manual de orientação à pessoa com estomia na região Amazônica foi organizado pelas enfermeiras estomaterapeutas Regina Ribeiro Cunha, Rafaelle Ribeiro Rabello e Vanessa Vieira Lourenço-Costa. O capítulo "conhecendo minha estomia" traz alguns problemas de saúde que podem necessitar de cirurgia geradora de estomia. A cartilha ensina como aplicar, esvaziar, trocar e remover o equipamento coletor e dicas importantes de lazer para quem gosta de banhar-se nos rios e praticar atividades físicas. Também apresenta alimentos que devem ser evitados, pois produzem muitos gases intestinais, e os que são bons para eliminar gases.

A cartilha Alimentação Amazônica: guia para pessoas com estomias, organizado por Kellyne Santana Barros, Regina Ribeiro Cunha e Vanessa Vieira Lourenço-Costa, tem informações importantes para uma alimentação saudável considerando a condição que quem vive com estomia. Explica cuidadosamente como equilibrar proteínas, carboidratos, lipídios, fibras e vitaminas e onde esses nutrientes estão presentes, considerando especialmente alimentos típicos ou que podem ser facilmente encontrados na região Amazônica. Ensina os alimentos que causam odor forte nas fezes e os que o reduzem, trazendo também receitas e sugestões de cardápios para o dia a dia.

As publicações estarão disponíveis para download no site da Sobest: www.sobest.org.br

Sobre a SOBEST
A SOBEST - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, com bases éticas e filosóficas fundamentadas na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e no World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional, além das bases éticas e filosóficas vigentes para o exercício da enfermagem no Brasil



Website: http://www.sobest.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.