Tecnologia / As empresas brasileiras estão aumentando seus investimentos em Tecnologia da Informação mesmo em tempos de retração da economia. A Pesquisa Anual do Uso de TI 2019 da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que o gasto das organizações nesta área cresceu e, agora, representa 7,9% da sua receita. Entre o foco principal das companhias neste segmento está o uso do Enterprise Resource Planning (ERP), ou sistema de gestão empresarial em português.
Apesar desse investimento qualificado, é preciso ter alguns cuidados para implementar um software desta natureza, especialmente no caso das organizações maiores e com várias frentes independentes. “É fundamental treinar bem seus colaboradores para utilizar o sistema e padronizar esse processo, evitando problemas como ruídos nas operações cotidianas - que irão, por sua vez, prejudicar o desempenho da empresa” comenta Brenda Gutier – Analista de CRM da Sicredi.
A Sicredi, instituição financeira cooperativa que atua em todo o Brasil, buscava adotar uma ferramenta de gestão de associados em todas as suas agências, mostrando como essa padronização seria benéfica.
Para atender a essa demanda, foi lançado um desafio junto à Innoscience – o Inovar Juntos –, que selecionou 10 startups de todo o país para sanarem diferentes lacunas em ferramentas direcionadas aos consumidores, gestão e treinamento de colaboradores. Dentre os participantes, o Ludos Pro foi o parceiro escolhido para criar uma jornada gamificada focada em educação corporativa, principalmente sobre a implementação do novo software de gestão.
O Ludos Pro, startup que faz parte do Sioux Group, é uma plataforma gamificada com foco em engajamento e treinamento de funcionários em todos os segmentos e empresas, trazendo práticas comuns ao ambiente dos jogos para situações da vida real. O objetivo da plataforma é melhorar a experiência do público com qualquer tipo de conteúdo apresentado, facilitando o processo de aprendizagem.
A fim de resolver o desafio da Sicredi, o Ludos Pro aplicou a solução gamificada para mais de 1.200 colaboradores de diferentes cooperativas. Todos os tópicos foram abordados por meio de um personagem que acompanhava o usuário na jornada, em um ambiente lúdico e interativo.
O resultado desta iniciativa: 91% dos participantes aprovaram a ação, com 100% de engajamento!
A plataforma alinhou elementos de storytelling (criação de narrativas para aumentar a absorção do conteúdo) a um sistema de progressão e recompensas com atividades e jogos baseados em microlearning (pílulas de conteúdo), buscando engajar os colaboradores, mostrar os benefícios de padronizar os programas de gestão das agências e simplificar os processos cotidianos.
Segundo Danilo Parise, Sócio e CEO do Ludos Pro, “Os jogos atraem naturalmente a atenção das pessoas. Segundo dados da Pesquisa Game Brasil 2019, hoje mais de 66% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos. Ao combinar o lúdico e os elementos deste universo aos processos de aprendizado, por exemplo pontos, níveis, missões e medalhas, estimula-se a realização das atividades propostas pela dinâmica, gerando a sensação de progresso e dever cumprido”.
Além disso, a plataforma permitiu que os usuários pudessem participar utilizando o computador ou celular.
Não é à toa que outras grandes organizações, como Sompo, Vivo, Santander, Cobmax, entre outras, já tenham investido na plataforma para melhorar algum tipo de processo, capacitar ou engajar pessoas. Isto demonstra como a gamificação pode ser um grande aliado das empresas quando adotada de forma correta.
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Sobre o Ludos Pro
O Ludos Pro é uma plataforma gamificada que utiliza técnicas e mecânicas de jogos para engajar, ensinar e aumentar a produtividade. Ao mesmo tempo que instrui através de desafios lúdicos e interativos, gera informações em tempo real para facilitar a gestão de equipe.
Website: https://www.ludospro.com.br
Website: https://www.ludospro.com.br