RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2019 - Horário 15:22

A precificação como um diferencial competitivo
Tecnologia /

Para maximizar o lucro, o varejo e a distribuição precisam precificar corretamente as mercadorias que comercializam, evitando as armadilhas que assombram principalmente os mercados mais competitivos, como: preço alto com baixo volume de vendas, ou margem e preço baixo que mesmo com grande volume de vendas é incapaz de deixar lucro no caixa da empresa. Pesquisa realizada pelo SEBRAE demonstra que 50% dos empreendedores não calculam o valor do lucro pretendido, e que 42% não estimam metas de vendas para cobrir custos e gerar o lucro projetado.

A adoção de um sistema de precificação que substitui trabalhos manuais e até mesmo planilhas eletrônicas muitas vezes complexas e suscetíveis a erros, é sem dúvida muito importante para a gestão eficaz de preço e consequentemente para a rentabilização do seu negócio.

Para Adriano, presidente da Drogaria Retiro, o processo de formação de preços é o conjunto de eventos que antecedem seu preço final, por tanto, uma boa precificação esta intrinsicamente ligado ao ótimo controle dos custos do produto, impostos e todos demais custos, com objetivo único de obter o lucro desejado. Para Flávio, presidente da Drogarias Globo a visão sobre a precificação não é diferente: “Em um mercado cada vez mais pressionado pelas reduzidas margens, a precificação ganha protagonismo vital nos negócios. Mirar o preço ótimo, levando-se em conta apenas os objetivos do lucro bruto pode incorrer num erro crucial para a gestão. Nunca podemos esquecer que entre o nosso desejo e a realidade, existe o mercado e a expectativa dos seus clientes”.

Nanci Nakano, presidente da Rede Promofarma a precificação é o pilar de rentabilidade da empresa, diariamente, os preços de entrada são comparados com os preços de venda com o propósito de monitorar a rentabilidade desejada pela empresa, embora soe algo simples, deve ser muito bem controlado pois qualquer desvio pode significar muito. Sabemos que o cenário para distribuidores também não é diferente dos varejistas, Sanmina Batista, diretora financeira do Grupo Jorge Batista afirma, “Diante do atual contexto econômico e fiscal brasileiro, a precificação de produtos e serviços é um dos maiores desafios estratégicos vividos pelas empresas. A precificação se torna um dos pilares fundamentais no seu posicionamento e planejamento. Além da dificuldade em alinhar a percepção de valor do consumidor ao preço ideal do ponto de vista de lucratividade e resultados para organização, é fundamenta ter total entendimento e domínio do complexo cenário tributário do Brasil para se ter sucesso. O grande desafio deixa de ser definir o preço em si, e passa a ser toda a composição da cadeia, passando por custo, encargos e composição de margem”.

Por que usar um sistema de precificação?

  1. Atualize preço no ponto de vendas em tempo real

Não há necessidade de passar dias ou até mesmo semanas atualizando preço em planilhas eletrônicas para depois transferir os valores para o sistema de automação comercial. As alterações nos preços de referência, regras de preços e descontos, promoções e exceções podem ser feitas rapidamente no sistema de precificação que se encarrega de atualizar o sistema de automação comercial.

  1. Decisões Precisas

O gestor consegue antecipar os impactos de alterações de preço com uma visão de onde pode se perder margem porque os itens estão com preço muito baixo, ou perda de vendas por conta de um preço muito alto. O sistema de precificação ajuda a sinalizar e classificar as áreas de maior oportunidade.

  1. Validação dos Preços

É muito importante acompanhar as alterações de preço para garantir que o maior valor de venda seja atingido, sem impactar o volume de vendas e a margem de contribuição absoluta. Um sistema de precificação eficiente, dispõe de recursos que auxiliam na simulação e acompanhamento das atualizações de preço, monitorando eventuais oscilações nas vendas desde a última alteração, inclusive comparando com o histórico de vendas em períodos anteriores.

  1. Evite conflitos de promoções e descontos

Para empresas que trabalham com um grande número de SKU no MIX de produtos é difícil evitar conflitos de promoções e descontos que afetam o resultado da empresa sem um sistema de precificação.

  1. Auditoria de Preço

O sistema de precificação mantém todo histórico de alterações e políticas de descontos e promoções. Contudo é possível auditar e avaliar as ações comerciais em torno do valor líquido de venda.

  1. Seja rápido para identificar oportunidades de preço

Identifique rapidamente as principais oportunidades de preço e ofertas, devido as orientações de cross-selling e up-selling disponíveis no sistema de precificação.

É um excelente diferencial competitivo adotar um sistema de precificação no varejo e na distribuição. Além da visibilidade que um bom sistema fornece, evita erros operacionais, atrasos de alterações de preços, falhas de definição de markup.



Website: http://www.procfit.com.br
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