RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2019 - Horário 11:49

Com soluções tecnológicas, startups trazem inovação para a indústria da beleza no Brasil
Startups / Um mercado concorrido e que se mantém aquecido, apesar da crise econômica. Segundo a Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países, o setor de cosméticos, beleza e higiene pessoal movimentou mais de R$ 47 bilhões em 2017, crescendo acima da economia brasileira. Dinamismo que se deve, em parte, às pequenas e médias empresas, que representam hoje a maioria no setor.

Duas startups catarinenses decidiram apostar na força desse mercado e criaram produtos inovadores e tecnológicos para atender à demanda das indústrias cosmética e farmacêutica no país. As novidades serão apresentadas na FCE Cosmetique, maior feira do setor na América Latina, que acontece este mês em São Paulo.

A BioCellTis, empresa de engenharia biomédica, desenvolveu uma pele humana artificial in vitro. Células, provenientes de cirurgias plásticas, são cultivadas em laboratório numa matriz 3D e formam uma epiderme similar à pele humana, a CellFate®RHE. "Essa pele reconstruída in vitro responde a estímulos como radiação solar, irritação, estresse oxidativo e envelhecimento", afirma a biomédica e CEO da empresa, Janice Koepp.

A ideia é que esse material possa substituir os testes de produtos em animais na indústria cosmética e farmacêutica. Uma revolução no mercado brasileiro. "Atualmente o produto está em fase de desenvolvimento e deverá ser utilizado como um método alternativo aos testes de irritação e corrosão de dermocosméticos e produtos de higiene pessoal realizados normalmente em animais", diz a especialista.

Além desse primeiro produto, que será apresentado na feira, a startup também está no processo de desenvolvimento de peles específicas para testes com medicamentos oncológicos. "No futuro, a estratégia será usar células cancerígenas de um paciente, cultivar em laboratório e verificar quais tratamentos são efetivos para aquele paciente, numa medicina personalizada", complementa a CEO da BioCellTis.

Pioneira no mercado brasileiro, a BioCellTis está de olho num setor até hoje dominado pela França e China.

Neste mesmo cenário, desponta também a startup Elberbio. Empresa focada no desenvolvimento e produção de uma queratina mais eficiente e com melhor poder de penetração nas unhas, cabelos e pele. A queratina é uma proteína fibrosa insolúvel e que constitui quase a totalidade da estrutura de nossa pele, cabelos e unhas. Por isso, produtos que reponham essa proteína são fundamentais para a indústria de cosméticos.

O Keratos HH, da Elberbio, é obtido a partir da hidrólise da queratina de lã de ovelha, rigorosamente selecionada. Utiliza-se um processo inovador que emprega tecnologia diferenciada e promove intenso grau de hidrólise da queratina, preservando seus aminoácidos.

É o primeiro produto no país desenvolvido quase que exclusivamente por aminoácidos, di, tri, tetra e penta peptídeos. "E esse é o grande diferencial. Por conta das pequenas moléculas, esse composto tem um elevado poder de penetração nos fios de cabelo", afirma o engenheiro e CEO da Elberbio, José Carlos Cunha Petrus. "Keratos HH preenche as fissuras causadas por eventuais processos químicos e outros fatores externos que danificam o cabelo".

A alta qualidade do Keratos HH foi comprovada através de testes de eficácia objetivos e subjetivos. Fios submetidos ao tratamento com essa queratina tiveram uma melhora da elasticidade, força e reconstrução. Quando usado na pele, a Keratos HH promoveu hidratação profunda conferindo maciez, firmeza e elasticidade. Já quando adicionado ao esmalte, ajudou a fortalecer as unhas.


Website: http://www.fcecosmetique.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.