RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2019 - Horário 10:46

Como você faz a limpeza da caixa de gordura e esgoto de seu restaurante?
Ciência & Saúde / Copos, pratos, talheres, bowls, xícaras, travessas, panelas, a quantidade de louças a ser lavada todos os dias, diversas vezes ao dia, é infinita. Mesmo que o restaurante tenha maquinário para realizar essa tarefa tão ingrata, a gordura retirada dos utensílios vai pelo encanamento, e boa parte dela acaba ficando depositada na caixa.

Caixa de gordura - o que é?

A caixa de gordura é um artefato que guarda em si partículas de gordura que, em tese, causariam entupimentos, por ser oriunda de dejetos que saem, principalmente, da pia. Se em uma casa um entupimento desses já causaria enorme transtorno, imagine em um restaurante cujo volume do escoamento de óleo e gorduras, em geral, é muito maior.

Caso a limpeza da caixa de gordura não seja efetuada periodicamente, causa sérias consequências. Vejamos algumas delas:

Odor: é inevitável. O mau cheiro vindo da decomposição dos alimentos será exalado pelos ralos, especialmente pela pia;
Insetos: para nós o cheiro ruim é repugnante, mas é atrativo para insetos como moscas, formigas e baratas;
Ratos: comida estragada é chamariz para os ratos. Sabe-se dos perigos que a urina desses roedores faz à saúde das pessoas, algumas chegando a óbito;
Contaminação: a contaminação de alimentos por fungos, germes e bactérias gera um perigo constante para quem os ingere ou mantém contato;
Retorno: o retorno dos dejetos vindos do encanamento provoca transtornos diversos, inclusive a paralização das atividades na cozinha, comprometendo a prestação de serviços e os lucros do restaurante.
Processo: se um colaborador ou cliente tiverem a saúde prejudicada e ficar provada negligência do estabelecimento, é multa e processo na certa.

Situações embaraçosas

Já imaginou você e seus clientes serem surpreendidos pelo mau cheiro e pela presença de animais indesejados? É prejuízo certo para seu negócio. Isso sem falar na Vigilância Sanitária, que pode ser acionada a qualquer momento, à menor suspeita de casos de contaminação.

Como reverter essas situações e prevenir

A única forma de saber se a caixa de gordura está ou não no ponto de lhe causar situações embaraçosas é contratando uma equipe especializada para fazer a limpeza. Mas não pense que é trabalho para qualquer um fazer, não. O uso de equipamentos e máquinas desentupidoras é primordial para que o serviço tenha êxito. Afinal, além da limpeza da caixa de gordura, é de suma importância que também o esgoto de seu restaurante seja vistoriado a fim de evitar sérios transtornos.

Aliado às máquinas desentupidoras está o trabalho de profissionais, de pessoas especialmente treinadas e preparadas para desempenhar suas funções sem danificar a estrutura de sua cozinha industrial.

Não espere ter um problema mais sério para buscar ajuda profissional. Previna-se verificando como estão o esgoto e a caixa de gordura do seu restaurante. É mais uma forma de garantir satisfação absoluta a seus clientes.

Website: https://www.alkamac.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.