RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2019 - Horário 9:49

CFO da United HR explica o novo perfil profissional dos novos executivos responsáveis pelas finanças das empresas
Tecnologia / "Os CFOs da modernidade têm se tornado cada vez mais estratégicos", diz Gustavo Apostolico CFO da empresa de outplacement e recolocação de executivos United HR. "Eles não estão apenas reportando o que acontece financeiramente, mas também estão profundamente por dentro da empresa e com funções-chave que ajudam o business a crescer".

De acordo com uma pesquisa de CFO da United HR, 49% dos CFOs dizem que o planejamento estratégico é uma das prioridades, aumento do fluxo de caixa e redução dos custos. A pesquisa demonstra que o risco de gestão é de responsabilidade do CFO e que querem conciliar as estratégias de gerenciamento de riscos com a estratégia de negócios.

Os CFOs de hoje estão orientados em direção ao business, validando as estratégias e fornecendo orientações sobre as principais iniciativas de crescimento, como lançamentos de novos produtos, fusões e aquisições.

Gustavo Apostolico afirma que o CFO hoje assume um papel mais central na decisão dos rumos que o negócio está tomando. Anteriormente, o fluxo de trabalho iniciava-se com a estratégia e o CFO executava os orçamentos posteriormente. "Hoje, os processos estão mais propensos a estarem entrelaçados", explica Gustavo.

"Temos uma visão do todo", afirma Gustavo. A divisão financeira deve envolver-se no planejamento estratégico desde o início, as lideranças e uma empresa não devem tomar decisões isoladas.

Gustavo Apostolico vê o papel do CFO inovador como o de um guia de alocação de recursos. Não se trata apenas de negócio financeiro - trata-se de gestão de pessoas, tecnologias e de operações de suprimentos que você pode reunir para tornar ações de sucesso.

Para obter essa visão abrangente da companhia, Gustavo Apostolico vê como tendência colocar mais braços no CFO.

Os CFOs inovadores são sintetizadores de dados vindos de diferentes áreas da companhia. Isso é muito importante, ele diz, devido à natureza fragmentada das aplicações empresariais do momento. O CFO a oferecer um diagnóstico da saúde da empresa.

Quando os CFOs sabem sobre todas as funções comerciais, eles podem se tornar detentores de números de muita qualidade ou de dados confiáveis que tenham sido avaliados pelo departamento financeiro, conclui.

Gustavo Apostolico é CFO da United HR, empresas de outplacement e recolocação de executivos, na Avenida Paulista 1048 3º andar.

Website: http://unitedhr.co
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.