RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2019 - Horário 11:44

BRB, incorporadoras e construtoras se unem para estimular a compra de imóveis regularizados
Negócio / Pela primeira vez, o Banco Regional de Brasília (BRB - https://bit.ly/2VHzkWz) usará sua linha exclusiva de crédito imobiliário, destinada a lotes urbanos, para financiar a compra de terrenos de um condomínio horizontal residencial de médio porte, totalmente regularizado, desde a etapa de aquisição do terreno pela incorporadora. Desde o lançamento da linha de crédito, em fevereiro último, apenas lotes em fase de regularização vinham sendo contemplados pelo BRB.

A incorporadora e construtora ECAP Engenharia (www.ecapengenharia.com.br) lançou oficialmente o Condomínio Le Jardin (https://bit.ly/2XbayhA) em 27 de abril. Ele está situado a cerca de 16 minutos da Ponte JK, no Setor Habitacional Tororó, região Sul do Distrito Federal. Os lotes de alto padrão poderão ter até 70% do valor financiados pelo BRB em até 20 anos. A entrada, de 30%, poderá ser parcelada junto a incorporadora.

O Le Jardin foi selecionado para esta primeira parceria com o BRB pela idoneidade da ECAP Engenharia, pelo fato de as obras estarem bem avançadas (mais de 90% das obras concluídas) e porque os lotes serão entregues com as respectivas escrituras no ato da compra - um compromisso da incorporadora. "Estruturamos este empreendimento com base no que o nosso cliente busca na hora da compra de um lote para construir a casa de seus sonhos: conforto, tranquilidade e segurança. E é justamente isso que uma instituição financeira também espera encontrar na hora de firmar parcerias comerciais", diz Rodrigo Nogueira, Presidente da ECAP Engenharia.


R$ 50 milhões do BRB para a compra de lotes regulares

O BRB dispõe de R$ 50 milhões para financiar a compra de lotes em fase de regularização e de lotes já regularizados e resgistrado em cartório, como é o caso do Le Jardin. Em cumprimento a um compromisso assumido publicamente pelo governador Ibaneis Rocha. "Este é um valor inicial para 2019. É um valor considerável e que poderá aumentar, de acordo com a demanda da população", explica Antônio Carlos Possatti, gerente de Área de Crédito Imobiliário do BRB.

"Esta ação do Banco de Brasília marca uma nova realidade no mercado imobiliário do Distrito Federal. Primeiro, porque os bancos não destinavam linhas para financiar a compra de lotes, o que inibia lançamentos de condomínios horizontais legalizados. E, segundo, porque a iniciativa do BRB significa apoio irrestrito do governo local para estimular os lançamentos e as vendas de empreendimentos imobiliários 100% regulares, em todas as etapas de sua concepção", diz Rodrigo Nogueira.

"Estamos celebrando, praticamente, o fim dos loteamentos irregulares no Distrito Federal, o que é uma luta antiga dos empresários filiados à ADEMI-DF (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do DF)", completa.

O ex-senador, ex-governador e empresário Paulo Octávio, dirigente das Organizações PauloOctávio (https://bit.ly/2Xa19qC), visitou as obras do Le Jardin, que estão 90% concluídas, e concorda com Rodrigo Nogueira:

- Brasília conviveu durante muitos anos com condomínios irregulares, que proliferaram por várias razões, entre as quais, as dificuldades na aprovação de projetos imobiliários regulares. Agora, a tendência é regularizar tudo. A cidade tem que ser legal. O empresário que segue a legislação investe na infraestrutura, na qualidade, na segurança de seu empreendimento para beneficiar os compradores. Acredito que estes terão bem mais cautela e vão preferir comprar lotes regularizados.


Encargos subsidiados e projetos de construção aprovados em uma semana

Um fato que reforça o que preveem os empresários Rodrigo Nogueira e Paulo Octávio é que em sua linha especial de crédito para compra de lotes urbanos, o BRB estabeleceu encargos menores do que os praticados em linhas de financiamento imobiliário tradicionais. "A taxa é subsidiada, diferenciada, varia de 0,85% a 0,92% ao mês, a depender de alguns critérios, como o perfil do cliente, a faixa de renda, o cadastro, o nível de relacionamento com o banco, entre outros", diz Possatti, do BRB.

Outro fator que irá estimular a compra de lotes regulares pela população, segundo Rodrigo Nogueira, é a recente legislação que estabelece prazo de apenas uma semana para a aprovação de projetos para unidades residenciais com até 1 mil metros quadrados. "Quem compra lotes no Condomínio Le Jardin recebe a escritura na hora e em uma semana pode, na prática, começar a construir a casa dos seus sonhos", relata o dirigente da ECAP Engenharia.

O Condomínio Le Jardin é composto de dois loteamentos, registrados no 2° Ofício de Registro de Imóveis do DF, Memorial de Incorporação número R.2/161.677 e R.2/161.678, em março de 2019.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.