RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2019 - Horário 11:28

Análise de Elie Cheniaux sobre o cinema e a biografia de Woody Allen vira livro
Arte e Entretenimento / Recorrentemente o diretor Woody Allen relata que seu cinema não é autobiográfico, porém os fãs e jornalistas ainda questionam essa afirmação. Para tanto, Elie Cheniaux lança "Woody Allen: seus filmes são mesmo autobiográficos?", analisando as produções e a vida do diretor e discutindo se realmente seu cinema é fruto da sua grande criatividade ou se representa sua vida.

Cheniaux analisa 50 filmes que Woody escreveu ou dirigiu, além de abordar diversos livros e artigos sobre ele e entrevistas que concedeu. O livro, contemplado com fotografias da trajetória de Woody, pauta pontos de convergência entre sua arte e sua história pessoal, deixando a cargo do leitor suas interpretações.

"Woody Allen: seus filmes são mesmo autobiográficos?" é um presente aos amantes do cinema e, principalmente, aos que apreciam as obras do diretor. Um minucioso estudo sobre criador e criatura, que resultou em um trabalho revelador e completo. Será que o produto de Woody nas telas tem mesmo relação com sua vida?

Sobre o autor:
Elie Cheniaux é professor da UERJ, médico (psiquiatra) da UFRJ e psicanalista (SPRJ). Tem mestrado e doutorado (UFRJ), e pós-doutorado (UFRJ & PUC-Rio). Publicou outros quatro livros, entre eles: Cinema e Loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes (Artmed, 2010); e O Antifacebook: meus encontros e desencontros com Woody Allen, Hitchcock, Freud, Deus, o Flamengo, as mulheres e... comigo mesmo (Prospectiva, 2014).
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.