RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2019 - Horário 10:43

768k Day: Internet do mundo inteiro pode sofrer apagão neste mês de maio
Tecnologia / De acordo com cálculos de experts em tecnologia, poderá ocorrer neste mês de maio um grande apagão na internet do mundo todo. O chamado "768k Day", ou "Dia 768 mil", em tradução livre, seria uma data em que roteadores de empresas que fornecem conexão de internet alcançarão seu limite de transmissão de dados. Isso causaria lentidão e imensa dificuldade de acesso com a rede mundial de computadores. Apesar de o risco existir, principalmente por já ter acontecido, uma especialista lembra que as chances são relativamente pequenas.

Sylvia Bellio, CEO e fundadora da it.line, empresa eleita por quatro anos consecutivos a maior revendedora da Dell no Brasil, afirma que se o apagão ocorrer, ele afetaria também o Brasil, mesmo esses roteadores estando em maior parte na América do Norte. Ela, contudo, tranquiliza os internautas brasileiros.

"Realmente existe uma probabilidade de o problema ocorrer porque é questão matemática. Entretanto, essa possibilidade é remota, principalmente se considerarmos como a infraestrutura de TI das empresas cresceu nos últimos anos. Por causa disso, não é preciso ficar preocupado e a questão pode ser encarada como um fato curioso do mundo da tecnologia", argumenta.


Por que o problema pode acontecer?

Sylvia explica que os roteadores realizam as conexões a partir de um esquema de localizações, parecido com um mapa. O nome do sistema que coordena para onde os sinais de internet irão tem o nome de "tabela de rotas". As tabelas de rotas atuais possuem um número máximo de 768 mil conexões, o que dá origem ao nome do possível apagão.

"Quando esse limite de 768 mil conexões da tabela de rotas for ultrapassado, o que de acordo com as estimativas ocorreria neste mês de maio de 2019, o problema pode surgir. Essa limitação de conexões é própria de roteadores mais antigos, que apesar de estarem sendo substituídos, ainda são bastante usados em todo o mundo", pontua a especialista.

Como é humanamente impossível verificar a quantidade de entradas utilizadas por cada roteador, nem mesmo as empresas possuem uma data precisa de quando o Dia 768 mil chegaria. Se nada ocorrer em 2019, a tendência é que nunca mais o mundo passe por uma possibilidade como essa.


Apagão em 2014

Parte da preocupação com a internet em maio deste ano surgiu por causa de outro evento em um passado recente. Em agosto de 2014 a internet sofreu um breve apagão, que comprometeu usuários e empresas do mundo todo. Nos Estados Unidos o inconveniente causou um prejuízo que ultrapassou a barreira de um milhão de dólares. No Brasil um dos Estados mais afetados foi São Paulo. Além de sem conexão com a internet, muitos paulistanos ficaram também sem telefone por algumas horas. À época, o fato ganhou o nome de "Dia 512 mil", número que significava o limite de conexões dos roteadores do período.

"Para evitar novos problemas, há cinco anos as empresas de internet aumentaram a capacidade de conexões dos roteadores para 768 mil, o que gerou a expectativa para maio de 2019. Contudo, o fato é que o mundo mudou bastante e a ameaça dessa vez é bem menor. Se algo efetivamente ocorrer, será em uma escala muito menor do que em 2014", garante Sylvia Bellio.


Como lidar caso algo aconteça?

A CEO e fundadora da it.line lembra que os roteadores caseiros não são diretamente afetados pelos problemas. Por isso, caso alguma lentidão fora do normal ocorra a probabilidade maior é que a internet da sua região esteja passando por alguma oscilação de sinal.

"Saberemos que algo de larga escala ocorreu se algum problema generalizado e sem fronteiras for constatado. Caso contrário, a lentidão da internet ou impossibilidade de conexão, em casa ou na empresa, será culpa somente de uma falha específica que passará depois de alguns minutos", lembra Sylvia.

Ela afirma que na hipótese do Dia 768 Mil chegar, os usuários pouco poderão fazer, já que os equipamentos ficam em posse das empresas de telecomunicações. "O que tudo indica, porém, é que o 768k Day será, em menor escala, um "bug do milênio", que preocupou o mundo todo e no final das contas gerou impactos mínimos. Hoje em dia é possível garantir que excetuando casos de ataques cibernéticos deliberados de grupos terroristas, a internet é bastante estável", finaliza.

Website: http://www.itltech.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.