RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2019 - Horário 9:27

China está interessada em formar parceria com o Estado paranaense, destaca Felipe Montoro Jens
Negócio / Segundo informações da Agência de Notícias do Paraná, a China quer ser parceira do Estado em obras de infraestrutura. O país asiático possui grande interesse na execução do projeto do Corredor Bioceânico, que faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, conectando o Porto de Paranaguá, localizado no Litoral do Estado paranaense, ao Porto de Antofagasta, no Chile, e passando por Paraguai e Argentina. Quem traz mais informações sobre o assunto é o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens.

"É um projeto audacioso, que trará uma economia de 30% a 40% do frete na exportação para a Ásia", destacou o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior — mais conhecido como Ratinho Júnior — sobre o Corredor Bioceânico.

A posição da China em relação às obras foi confirmada ao governador Ratinho Júnior pelo embaixador da República Popular da China, Yang Wanming, em reunião que aconteceu no último dia 14 de março, no Palácio Iguaçu. No encontro, foi assinado "um Protocolo de Intenções para promoção da cooperação cultural, turística e comercial", informou a Agência de Notícias.

Felipe Montoro Jens reporta que, na ocasião, o governador também acentuou a importância da China para o Paraná, já que o país asiático é o principal mercado exportador do Estado Paranaense. "Somos o maior produtor de alimentos por metro quadrado do mundo. Esta é a nossa vocação e queremos ser um grande parceiro comercial da China", disse Carlos Roberto Massa Júnior.

Para os próximos anos, Ratinho Júnior, salientou que o planejamento do Paraná é de realizar muitos investimentos em infraestrutura. "Temos que organizar todo escoamento da safra para poder exportar para China e outros países de maneira mais eficiente, mais rápida e mais barata. Vemos a China como um grande parceiro nestes investimentos de infraestrutura", frisou o governador.

O embaixador Yang Wanming, por sua vez, ressaltou que as empresas chinesas possuem interesse nos projetos de concessão de rodovias, ferrovias e aeroportos do Estado paranaense.

Sobre o Corredor Bioceânico

"A implantação do Corredor Bioceânico é um projeto estratégico do Governo do Estado. Queremos fazer do Paraná o hub logístico da América do Sul", reiterou o governador, salientando que o Estado é o trecho mais curto entre os oceanos Atlântico e Pacífico. A ideia é que Itaipu faça o projeto executivo da ligação ferroviária entre Paranaguá e Antofagasta, interligando, também, Argentina e Paraguai", explicou a Agência de Notícias do Paraná.

Ratinho Júnior acrescentou que "tendo o projeto, a ideia é fazer a licitação por 50 anos para que países como a China e outros possam participar e construir a ferrovia". "Pelos nossos cálculos, baratearia 40% do custo logístico da exportação para a Ásia e diminuiria em muitos dias esse transporte", completou ele.

O embaixador da República Popular da China também considera o canal transoceânico um projeto estratégico, acentua Felipe Montoro Jens. Segundo as informações da Agência de Notícias, Yang Wanming já trabalhou nas embaixadas do Chile e Argentina, e já esteve na região de Antofagasta. "Gostaria de trabalhar junto para concretizar este sonho", disse Wanming — que ainda informou sobre o apoio de outros países asiáticos à iniciativa, entre eles, o Japão, a Coreia do Sul e a Índia.

Demais investimentos chineses

Yang Wanming também reforçou que a China é o maior parceiro comercial do Paraná, sendo o maior destino da exportação estadual de alimentos, e que existem várias empresas chinesas que estão investindo no Estado nos segmentos de agricultura, de eletricidade e de infraestrutura.

"As empresas chinesas manifestam grande confiança no desenvolvimento do Paraná e interesse de ampliar a cooperação econômica e aumentar os investimentos no Estado", afirmou o embaixador da República Popular da China.

Ainda de acordo com Yang, também existe interesse chinês em ampliar a cooperação em outras áreas, tais como, o agronegócio, a indústria e a cultura, conforme o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens. "Ratinho Júnior colocou a Agência Paraná Desenvolvimento (APD) à disposição dos chineses e anunciou a disposição de visitar a China, se possível neste ano, para poder avançar nestas parcerias", completou a Agência de Notícias do Estado paranaense.

Sobre o Estado do Paraná

Você conhece o Paraná? O Estado, cuja capital é Curitiba, está localizado na Região Sul do Brasil, junto com Santa Catarina e com o Rio Grande do Sul. O Estado fica localizado abaixo de São Paulo e Mato Grosso do Sul — acima do Estado catarinense — e conta, atualmente, com uma população estimada de 11.348.937 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais informações sobre a história, economia e educação da unidade federativa brasileira podem ser acessadas através do link cidades.ibge.gov.br, conclui Felipe Montoro Jens.

Website: http://www.felipemontorojens.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.