RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2019 - Horário 13:29

A Iniciativa Brightline e o Relatório de Pesquisa Global HBR-AS destacam como a cultura supera a estrutura
Educação /

Pesquisas realizadas pela Harvard Business Review Analytic Services, em associação com a Iniciativa Brightline™, investigam como as organizações podem mudar a maneira como trabalham para aprimorar a execução de estratégias. O relatório, chamado “Testando os Limites Organizacionais para Aprimorar a Execução da Estratégia”, é o resultado de 1.636 executivos entrevistados no mundo todo sobre seus recursos de implementação de estratégias.

O relatório ajuda a elucidar sobre “líderes de implementação de estratégias” que podem rapidamente se adaptar para atender às necessidades novas ou esperadas dos mercados, concorrentes ou clientes. As organizações que são líderes de implementação são muito mais bem sucedidas e cumprem 80% ou mais de seus objetivos estratégicos. Uma em cinco organizações são classificadas como sendo líderes de implementação. A maioria das organizações é “retardatária” de implementação, deixando de cumprir suas metas estratégicas ano após ano e, consequentemente, a situação financeira é afetada.

O relatório destaca as melhores práticas de líderes de implementação que outras organizações podem adotar. Essas organizações de alto desempenho fomentam o engajamento, oferecem orientação e recompensam a colaboração. Elas também se empenham muito para criar culturas distintas que minimizam os silos, incentivam o trabalho multifuncional e adotam toma de decisões descenralizadas. 80% das organizações de alto desempenho concordam que uma cultura de colaboração deve ser ativamente buscada e recompensada. Para 77% dos líderes de implementação, a estrutura organizacional os ajuda a levar adiante a estratégia, que é praticamente tanto quanto os retardatários de implementação (63%), que expressam que sua estrutura organizacional impede a habilidade de execução. Ao observar que a cultura supera a estrutura, as organizações líderes têm como foco a formação de uma cultura vencedora em vez de ter um organograma perfeito.

Ricardo Vargas, diretor executivo da Iniciativa Brightline, ressalta a importância da pesquisa. “As organizações que forem capazes de se transformar e serem vitoriosas no mercado desenvolvem uma ótima cultura, e não apenas uma estrutura formal. É a cultura, não a estrutura, que motiva as pessoas a atingirem resultados transformacionais”, ele disse.

Edivandro Conforto, diretor de pesquisa de estratégia da Iniciativa Brightline, acrescenta, “Este relatório indica que entre os principais motivos pelos quais algumas organizações têm mais êxito do que outras para acabar com a lacuna entre a estratégia e a implementação é a eficácia da tomada de decisões para se adaptarem rapidamente às mudanças novas ou inesperadas dos mercados, mudanças na concorrência ou necessidades dos clientes ao fomentar uma cultura de colaboração, engajamento, objetivo e responsabilização”.

“Para combater maneiras em silo de trabalhar, líderes de sucesso precisam criar incentivos e estabelecer processos que incentivem e recompensem a colaboração entre os limites organizacionais”, disse Alex Clemente, diretor administrativo da Harvard Business Review Analytic Services. “Esta pesquisa demonstra até que ponto a estrutura consegue capacitar ou impedir que as organizações executem seus objetivos estratégicos. Como tantas organizações não conseguem cumprir a execução, os executivos de alto escalão devem considerar se isso se refere a um ponto cego organizacional ou não”.

O relatório completo, Testando os Limites Organizacionais para Aprimorar a Execução da Estratégia, está disponível para download na biblioteca de pesquisa online da Brightline.

Sobre a Iniciativa Brightline

A Iniciativa Brightline™ é uma coalizão liderada pelo Project Management Institute (PMI) juntamente com organizações globais líderes dedicadas a ajudar os executivos a acabarem com lacuna onerosa e não produtiva entre a elaboração da estratégia e a entrega. Saiba mais em www.brightline.org.

Sobre a Coalizão Brightline

Project Management Institute (PMI), Boston Consulting Group, Bristol-Myers Squibb, Saudi Telecom Company, Lee Hecht Harrison, Agile Alliance e NetEase

Colaboração Acadêmica e de Pesquisa

MIT Consortium for Engineering Program Excellence, Technical University of Denmark, University of Tokyo Global Teamwork Lab, Blockchain Research Institute, e Insper

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contato na Iniciativa Brightline:

Dr. Edivandro Carlos Conforto

Diretor de Pesquisa de Estratégia

edivandro.conforto@brightline.org


Fonte: BUSINESS WIRE
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.