RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2019 - Horário 11:32

Aplicativos de produção musical ganham importância no mercado independente de música
Aplicativos /

O mercado fonográfico independente ganhou cada vez mais espaço através das plataformas digitais, especialmente as de streaming. De acordo com a ABMI - Associação Brasileira da Música Independente - o total mundial das receitas digitais cresceu 19,2% em 2018, chegando a um total de USD 11,1 bilhões, 58,0% do total das receitas do mercado mundial. O faturamento com downloads segue sua tendência de queda (-21,2%) mas, por outro lado, o setor de streaming de áudio e vídeo apresentou um incremento de 34,0%, gerando globalmente uma receita de USD 8,9 bilhões e, já representando 80% do total do mercado de música digital.

Nesse cenário fértil, a busca por identidade incentiva cada vez mais a produção autoral da cidade de Manaus, sem grandes preocupações em visitar mercados maiores e buscar contratos com gravadoras, fazendo despontar artistas em cenários antes tomados por grandes produtores, mas que agora abraçam a produção independente que, além do streaming, ganha mais ferramentas com os aplicativos de produção de música nos smartphones.

No último dia 12 de abril a cantora e multi-instrumentista Kely Guimarães lançou seu terceiro trabalho solo, o EP “Virtual”, já disponível nas plataformas de streaming digital, com boa parte da produção realizada no seu próprio celular.

O material conta com quatro músicas autorais : “arco íris”, “carência”, “a música” e “bossa em fim”. Todas as faixas são composições de Kely, sendo a faixa dois, "Carência", em parceira com o produtor Cesar Lima (Across Music Production).

Este novo EP é o resultado de experimentações em aplicativos de música que incitaram uma mudança na forma de compor e criar arranjo na artista. Depois de participar de alguns eventos em São Paulo, Kely conheceu diferentes formas de trabalhar com a música, além de profissionais da área e setores relacionados. Resolveu então, usar o que era apenas um passatempo como ferramenta de elaboração de arranjo. Dessa forma, criou o arranjo de "Arco Íris" e "Carência" praticamente todo no aplicativo Garage Band da Apple.

As outras duas faixas,  "A música" e "Bossa em fim" também flertam com tecnologia e inovação, uma vez que tiveram seus arranjos elaborados pelo compositor e produtor de trilhas sonoras para games, César Lima. 

A ideia do EP "Virtual" vem ao encontro de uma necessidade prática e convergente com as formas mais atuais de consumir música. "As pessoas usam o celular pra quase tudo nos dias de hoje, na música não é diferente, o modo de fazer e ouvir música também mudou. É uma experiência divertida cujo resultado eu quis compartilhar com as pessoas", diz Kely.

“Virtual” pode ser conferido no Spotify através do link http://bit.ly/epvirtual



Website: http://bit.ly/epvirtual
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.