RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2019 - Horário 11:12

Oncologista do Hemomed realiza workshop culinário com dieta anticâncer
Estilo de Vida / É cada vez maior, a constatação da ciência de que fatores como a alimentação saudável e atividade física associadas a comportamentos de não fumar, não beber e evitar a obesidade são fatores que contribuem para a prevenção do câncer. Integradas a tratamentos convencionais, podem minimizar o risco de morte e contribuir no processo de recuperação do paciente.

Seguindo os maiores avanços das pesquisas científicas, o Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia realiza periodicamente oficinas de cozinha para seus pacientes para ensinar, na prática, os benefícios dos alimentos que, associados aos tratamentos convencionais, podem maximizar resultados do tratamento.

O oncologista e nutrólogo do Hemomed, Bruno Conte, inicia a oficina com uma aula teórica, onde explica os 13 tipos de alimentos que não podem faltar na alimentação diária. Estudioso da dieta centrada em plantas, ele explica que recomenda para os pacientes oncológicos uma dieta rica em vegetais e fibras, pouca carne animal e evitar alimentos processados. Todos os embutidos devem ser abolidos da dieta, pois são carcinogênicos número um.

Na sequência, Bruno Conte cozinha uma receita gourmet:

Mix de verdes com brunoise de mangas e cramberries ao molho balsâmico
Vinagrete
Arroz integral
Feijão com chuchu
Cozido de escarola com tomatinhos coloridos e cogumelos no leite de coco
Cuzcuz paulista de vegetais
Bolonhesa de lentilha que será preparada no momento.

Pacientes e familiares degustam e almoçam junto com o médico e a equipe multidisciplinar, tornando a oficina de cozinha anticâncer um momento de integração e confraternização.

História

Desde 2005 após estudo piloto conduzido por Dr. Ornish, na Universidade da Califórnia, onde foi demonstrado que mudanças intensivas de estilo de vida são capazes de reverter o câncer de próstata inicial, a ciência médica ganhou um forte aliado no tratamento do câncer.

Estas mudanças intensivas do estilo de vida envolvem uma dieta centrada em vegetais integrais, atividade física moderada, controle de estresse e apoio social.

"Importantes desdobramentos moleculares, nesta mesma população com câncer de próstata inicial, como melhora no perfil dos telômeros e aumento da expressão de genes relacionados à morte tumoral, dão mais robustez aos dados clínicos", explica o oncologista.

Claro que o benefício de uma dieta centrada em vegetais é maior o quanto antes a pessoa passar a incorporá-la em sua rotina e, portanto, na prevenção do câncer sua utilidade é primordial.

No entanto, em indivíduos que já tiveram a doença e tem por objetivo evitar a recidiva, este padrão alimentar oferece o melhor caminho para a manutenção da cura, além de prevenir diversas outras doenças crônicas como as cardiovasculares, responsáveis pelo maior número de casos de óbito no Brasil.

Nas pessoas que lutam contra a doença metastática e fazem quimioterapia paliativa para controle da doença as recomendações são individualizadas, visto que muitos tumores malignos podem tirar o apetite e causar emagrecimento e dificuldades alimentares.

Mas o mesmo padrão alimentar pode trazer benefícios como forma integrativa ao tratamento medicamentoso tradicional, e pode otimizar a eficácia assim como melhorar a tolerância ao mesmo.

Serviço:

Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia

Maior serviço privado de atendimento ao câncer com 10 mil atendimentos /mês

8 Clínicas em São Paulo, ABC, Guarulhos, Osasco e Jundiaí

Integrado a 56 hospitais para internações e transplantes de medula

Coligado a 8 centros de Terapia Celular: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília




Website: https://www.hemomed.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.