RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2019 - Horário 13:20

Segundo pesquisa, 88% do tráfego do e-commerce brasileiro ocorre por acesso direto
Internet /

Recentemente a empresa SEMrush, especializada em SEO, realizou um levantamento com o tráfego dos 100 maiores sites de compras brasileiros em diversas categorias, para analisar alguns comportamentos do consumidor virtual, principalmente em origem e aquisição. Por exemplo, o levantamento apurou que 88%  do tráfego dessas lojas ocorre por meio direto, ou seja, o usuário digitou o endereço da loja no navegador, ao invés de utilizar um link ou ferramenta de busca.

Tal comportamento representa não só uma fidelização do cliente, como também o sucesso da estrutura de marketplace, em que os sites das grandes varejistas tornaram-se um agregador de pequenos e-commerces, argumenta Daniel Monteiro, da loja virtual Impressora.com: “com o comércio virtual praticamente consolidado no Brasil, os consumidores já tem na memória os endereços dos sites em que realizaram uma ou mais compras, e ele se torna o ponto inicial para a pesquisa ou mesmo finalização de compra de um produto. E as grandes varejistas viram a oportunidade de ampliar o catálogo de oferta a partir da estrutura de marketplace, mantendo o consumidor em seu site”, explica Monteiro.

Segundo o levantamento, 7,3% do tráfego ocorre após pesquisa do nome no Google, enquanto 2% ocorrem a partir de backlinks, como menções em blogs, portais ou outros sites. Já as redes sociais são as fontes de origem com menor expressividade, totalizando apenas 0,5%.

Já a publicidade online representa 1,98% da fonte de tráfego entre os 100 principais sites, porém o levantamento analisou quais são os termos utilizados nos anúncios que obtiveram os melhores resultados. O uso de “desconto” nos anúncios continua despertando a curiosidade e interesse dos consumidores, com 93,8% de popularidade segundo a pesquisa. Mas o grande campeão atualmente é o “frete grátis”, com 100% de popularidade.

Para o levantamento da SEMrush foram analisados os 100 maiores sites de compras brasileiros nos setores de esportes & recreação, crianças, alimentação, eletrônicos, saúde, casa & jardim, vestuário, móveis & decoração e viagens.



Website: https://www.impressora.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.