RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:10

Lojas físicas caminham para o fim? Especialista em marketing digital aponta que sim
Propaganda e Marketing /

Por muito tempo, o sonho de abrir o próprio negócio estava diretamente relacionado a abrir uma loja física. Afinal, essa era a única maneira de se estar em contato com os consumidores para fazer o negócio crescer e prosperar.

Porém, com o avanço da Internet, e a possibilidade de se vender de forma online, o cenário vem se alterando drasticamente nos últimos anos, de modo que hoje os empreendedores estão preferindo começar pela Internet para depois avaliar se ainda faz sentido ter um endereço físico.

Este cenário já é cada vez mais comum em países como o Estados Unidos, em que, ano após ano, o número de lojas físicas fechando quebra recordes, enquanto o comércio online não para de crescer. E, no Brasil, a tendência é que esta tendência também seja percebida.

Jéssica Mendes, especialista em Vendas no Instagram do Vitrine360, conta que o número de empreendedores que a procuram diariamente em busca de informações sobre como vender online não para de crescer.

“Todos Os Dias, recebo mensagens de pessoas reclamando dos altos custos de se manter uma loja física e querendo migrar para o digital ou começar direto por lá. A verdade é que, especialmente para quem está começando, é muito difícil ter que lidar com conta de água, luz, Internet, IPTU, funcionários, etc... Enquanto o negócio ainda nem tem fatura direito”.

Para estes empreendedores, vender pela Internet acaba se tornando a opção mais interessante. “Para começar, todos estes custos de uma loja física já saem da lista na hora, dando mais fôlego para o empreendedor”, diz Jéssica. “Depois, esse mesmo valor pode ser usado para investir na sua presença online, ou em posts patrocinados que atinjam em cheio o público-alvo dela através da Internet”

Jéssica Mendes conta que hoje, dentre os mais de 500 alunos do seu treinamento especializado em Instagram, cerca de 20% são pequenos empreendedores que estão em processo de migração do físico para o digital. Outros 25%, são empreendedores que decidiram começar direto pela Internet.

Mesmo com este cenário das vendas online em crescimento, a especialista faz um alerta:  “Empreender na Internet pode ser tão custoso quanto abrir uma loja física, caso você tome decisões na pressa sem pesquisar direito. Procure começar pelo básico, como trabalhar sua presença online nas redes sociais”.

Entre as redes sociais, Jéssica indica começar pelo Instagram. Em 2018, de acordo com dados da própria rede social, o Instagram ultrapassou a barreira dos 80 milhões de usuários ativos, e a rede vem se destacando pelos altos índices de engajamento e novas ferramentas.

Como exemplo, a empresa criou, no ano passado, o Instagram Shopping, ferramenta que permite que o usuário crie uma loja virtual direto no aplicativo, integrando-se ao Facebook, sem precisar criar um site, por exemplo.

“Assim, começar pelo Instagram acaba sendo mais rápido, mais barato e muito mais simples, criando-se um cenário ideal para o empreendedor que está no início”



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