RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2019 - Horário 15:36

Quando o aluno está pronto, o Mestre aparece
Educação / Não existe caminho espiritual nessa terra que alguém possa traçar sozinho. A gente tem um limite de experiências e de conhecimento sobre nós mesmos e sobre a vida, por isso o caminho espiritual de todas as pessoas em algum momento vai passar por um mestre. À medida que nos colocamos em conexão com a espiritualidade, a figura de uma pessoa externa, que nos ajuda, vai se tornando mais presente e vai surgindo uma confiança entre mestre e discípulo. O mestre é a única companhia que a gente tem dentro de nosso processo de crescimento espiritual.

Um verdadeiro mestre exerce a virtude da paciência e nunca pressiona o aluno, ele não fala: cresce agora! A pessoa que está no caminho espiritual vai crescer no momento que ela tem de crescer. O mestre Vedanta é como um jardineiro que vai regar uma planta e a deixa crescer no tempo dela. Ele também se coloca ao lado do aluno, transmitindo conhecimento e trocando informações, deixando-o livre para crescer no tempo dele.

Existe ainda uma relação mais profunda entre mestre e discípulo, onde eu uso os olhos do outro para poder me enxergar. A relação que a gente precisa ter com o mestre é conseguir se observar através dos olhos dele. O mestre é como uma luz que ilumina a gente dentro da nossa jornada aqui na terra. Sem o mestre a gente está em uma escuridão.

Não faz diferença se o mestre está vestido de amarelo, de laranja, de verde, de lilás. Não faz diferença se ele é novo ou velho. Nada disso tem conexão com o que o mestre é de verdade. O que faz um mestre é o conhecimento que ele tem.

Todos os mestres são pessoas normais, que têm emoções, desejos, mas a mente não se conecta aos problemas da mesma maneira que a nossa mente. Esse entendimento do mestre dentro da espiritualidade é um entendimento sóbrio, é um entendimento sem as fantasias espirituais que as pessoas imaginam. O mestre se prepara para assumir essa função, pois está em contínuo aprendizado em sua caminhada e também aprende com o discípulo.

Como você encontra o mestre na sua vida? Quando você encontra dentro de você um verdadeiro aluno. A gente tem que mergulhar para dentro de si.

Observar aquilo que a gente está realmente precisando aprender e crescer. O que acontece durante um processo de estudo é indescritível, porque existe uma transformação interna. A mesma pessoa que inicia esse processo não é a mesma pessoa no final. Ele sai modificado e pronto para uma nova jornada.

O mestre Vedanta ensina por meio de histórias relacionadas com as dificuldades do aluno ou histórias em geral, que contribuem para o aprendizado deste outro recurso são as perguntas reflexivas. Esses encontros podem ser realizados por meio de conversas presenciais, vídeos ou áudios. No Vedanta e em outras tradições orientais essas conversas são chamadas de Satsang - que em sânscrito quer dizer "encontro com a verdade", na qual o mestre senta-se com os discípulos para transmitir o conhecimento e abordar questões cotidianas aos que estão em sua presença.

Veja a aula Mestre Espiritual no link: https://www.youtube.com/watch?v=Xqq-PeGFw-Q



Website: https://www.vedanta.life/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.