RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:11

Escritório contábil seleciona dicas valiosas para preenchimento do imposto de renda
Negócio / A declaração anual do imposto de renda costuma ser uma grande dor de cabeça para a maioria dos brasileiros. Afinal, é muito fácil cometer um erro de digitação ou esquecer algum item importante. O problema é que uma falha dessas pode trazer problemas muito sérios no futuro.
Porém, com um pouco de atenção, a maioria desses erros muito comuns pode ser evitado. Veja algumas dicas valiosas selecionadas pela Marmo Contábil - empresa de contabilidade localizada em Curitiba - para tornar o preenchimento do imposto de renda muito mais fácil e eficiente.

Prazos e documentos
Sempre fique atento ao prazo de entrega da declaração e nunca deixe algum item da IR para ser preenchido muito perto do limite de entrega. Nesse tipo de situação, a possibilidade de cometer um erro por causa da pressa é muito grande. Para não ter problemas de última hora, separe com antecedência todos os documentos exigidos pela Receita Federal.

Dados dos dependentes
Esquecer de informar os rendimentos dos dependentes é um erro muito comum que as pessoas cometem ao preencher a declaração do imposto de renda. É importante saber que os rendimentos do seu dependente são somados aos seus no cálculo do imposto.

Não omita rendimentos
Para descobrir se o contribuinte está falando a verdade, a Receita Federal possui um sistema de cruzamento de dados que vem se mostrando cada vez mais eficiente. É muito comum, inclusive, que a RF saiba quais são os rendimentos do contribuinte antes mesmo de receber a declaração.
Dessa forma, não existe margem para erro. Para não cair na malha fina, informe corretamente todas as fontes de renda que você tem.

Digitação
Um dos erros mais comuns na declaração do imposto de renda acontece quando o contribuinte comete erros de digitação na hora de informar os dados numéricos (rendimentos e dados como o CNPJ, por exemplo). Preste muita atenção na hora de digitar essas informações. Use apenas números, sem utilizar ponto e nem vírgula.
Esses deslizes podem facilmente passar despercebidos, portanto, só envie o IR depois de conferir todas as informações que você disponibilizou. A ajuda de um contador nesse processo de conferência é altamente recomendada, afinal, esses profissionais estão habituados a encontrar e corrigir erros comuns do IR.
Despesas médicas
Os gastos com saúde podem ser 100% abatidos do imposto de renda. Justamente por esse motivo, uma parcela considerável dos contribuintes acaba incluindo na declaração até despesas médicas de pessoas que não são suas dependentes. Nesse caso, mais uma vez, a ajuda de um contador pode evitar que gastos médicos não autorizados sejam incluídos no IR.

Venda ou doação de bens
Os bens que você vendeu ou doou durante o ano precisam ser informados na declaração e, obviamente, o ganho obtido deve ser incluído na lista de rendimentos. Assim, tenha em mãos todos os documentos que comprovem os valores obtidos com a venda de carros, de imóveis, etc.

Auxílio de um contador
Para minimizar a chance de erros, procure o auxílio de um contador. Esses profissionais estão mais do que acostumados a trabalhar com a quantidade de informações que a declaração do imposto de renda exige. Na prática, o contador é um grande aliado e uma garantia de que o IR será feito dentro a lei, evitando erros que possam trazer problemas no futuro.

Website: http://www.marmocontabil.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.