RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:30

Novas tendências de negócios revolucionam 2019 quando o assunto é marketing digital
Tecnologia /

Em 2019 o marketing digital continua evoluindo e ganhando novas estratégias já que as mídias digitais, bem como, a tecnologia e os dispositivos eletrônicos, influenciam diretamente a dinâmica dos negócios e da publicidade, segundo a Agência de Marketing Digital.

A tecnologia e as constantes mudanças no comportamento do consumidor fazem com que as novas tendências ajudem empresas e marcas a se manterem no mesmo patamar. Para Ana Jacobs, empresária e fundadora do Grupo CBB, quem ainda tinha dúvidas, por exemplo, sobre a importância do trabalho dos influenciadores digitais, o ano de 2018 provou que eles vieram pra ficar e em 2019 vão transformar ainda mais todo esse processo. “Com nomes que se tornaram verdadeiras celebridades em plataformas como YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, os influencers ganham cada vez mais espaço e se tornam referência e tendência no mercado”, comenta.

Fernando Cavalcanti, Tagawa, explica que na agência gosta de separar temas importantes para ficar atento no ano seguinte. “Em 2019, precisamos ficar de olho no ‘Poder da escolha’; ‘Causa e Consequência’; ‘Empresas unicórnios, profissionais unicórnios’. Quem assiste Netflix teve a oportunidade de entender o que a tecnologia pode fazer pelas suas escolhas com o novo filme do aclamado Black Mirror (para quem não assistiu, chegou a hora), eles conseguiram entregar para milhões de pessoas o poder de escolher o futuro do Bandersnatch, um game que é protagonista da história que pode ser de terror, ou um drama”, afirma o profissional.

Os millennials, como são chamados os jovens ultraconectados que nasceram nos anos 2000, já não são tão jovens assim e para eles a tecnologia e a informação já são coisas naturais, presentes em suas vidas desde que nasceram. Para ser formador de opinião antes era necessário ter diploma de graduação universitária, hoje basta ter uma rede social. Para este público a informação chega rápido e toda ação gera uma reação. Muitas marcas devem tomar cuidado ao prometerem algo, fazerem uma oferta de algum produto ou até mesmo responder a um comentário em rede social.

Para Janaína Hassim, Diretora de marketing e comunicação da ConsultMKT e sócia-fundadora da Rede Beauty Brasil, a quantidade de mudanças na forma de comunicação com o público consumidor cresceu consideravelmente e não será diferente em 2019. E quem não se adequar, pode se perder na estratégia elaborada.

“Com o desenvolvimento e crescimento de novas tecnologias, as demandas de trabalho ficam mais exigentes, e é preciso desenvolver cada vez mais a criatividade para manter uma linha de comunicação atual e atrativa. Além disso, diariamente são feitas inúmeras pesquisas no Google, sendo 1/3 delas realizadas por meio de comando de voz, o que significa que essa tendência tende a crescer ainda mais neste ano e em 2020”, diz Janaina.

Com tudo isso podemos dizer que as novas tendências e inovações de mercado vão girar em torno de um marketing de conteúdo mais criativo, profundo e personalizado; os influenciadores continuarão presentes nas estratégias de marketing e lives em redes sociais e conteúdo em vídeo terá cada dia mais força.

“Dentre tantas estratégias, os influenciadores digitais se sobressaíram nos dois últimos anos unindo todas as tendências citadas. Apenas em 2018, segundo o Sebrae, o mercado no Instagram movimentou cerca de 1 bilhão de dólares e a estimativa é que em 2019, esse valor possa dobrar,. A internet e a tecnologia deram voz para quem sabe realmente usar as plataformas disponíveis”, finaliza Janaina.

Ana Jacobs, Fernando Cavalcanti e Janaina Hassim estarão na Conferência Nacional de Blogs deste ano, a CNB 2019, no dia 24 de março, das 8h às 18h em São Paulo. O evento contará com a presença especial de Niina Secrets, influencer do segmento da beleza e youtuber, com mais de 3,6 milhões de inscritos em seu canal na plataforma.



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