RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2019 - Horário 14:36

Duas ONGs sob a mesma bandeira, nova equipe e titulação cultural, Projeto Âncora começa 2019 sob o signo da renovação
Educação / Ano novo, vida nova no Projeto Âncora, organização socioeducativa, fundada em 1995, pelo casal Walter e Regina Steurer, e que é referência no Brasil pela inovadora filosofia social e educacional aplicada. Depois de conquistar, no final do ano, o título Ponto de Cultura, concedido pelo então Ministério da Cultura, o que lhe garante vantagens em projetos na área, a entidade, localizada em Cotia, anunciou, em comunicado divulgado às famílias, professores, colaboradores e toda sua comunidade, a conclusão de sua reestruturação organizacional.

A partir de 2019, o Projeto Âncora atua com seus dois braços - educação e desenvolvimento social - por meio de duas organizações independentes, mas operacionalmente integradas, otimizando recursos.

A nova configuração envolveu também a reestruturação da escola com novo quadro de educadores e a contratação, na coordenação pedagógica, do sociólogo Denis Plapler, que deixou o Instituto Alana para o desafio imposto pelo Projeto Âncora. A área social ganhou protagonismo na gestão 2019, com a reativação de inúmeras atividades de contra turno para toda a comunidade.

"Ao mesmo tempo em que atendemos a exigências legais, a revisão de nosso modelo organizacional, de governança e gestão nos permitiu retornar à nossa essência", observa a presidente Ana Letícia Maciel, explicando que "para além de uma educação para a autonomia, o que já é nossa marca, essa nova
configuração integra solidariedade humana, acolhimento e promoção social, vivenciadas nas atividades das duas unidades, a social e a educativa". Segundo a presidente as medidas permitirão à entidade aperfeiçoar práticas, ampliar e melhorar o atendimento e criar oportunidades de captação para
manutenção das atividades da instituição nos dois âmbitos - social e educacional.

"Apesar das grandes mudanças, a filosofia educacional e os valores de nossa organização se mantém", garante Regina Steurer, fundadora e guardiã do Projeto Âncora, que comemora a chegada do novo coordenador. "Mestre em Filosofia da Educação, tendo atuado na área de gestão pedagógica para
Educação Democrática, o Denis é uma referência nacional para escolas inovadoras, o que nos traz grande satisfação e certeza de prosseguimento de nosso projeto pedagógico", observou, explicando que o educador já é bem conhecido na comunidade de Cotia, onde atuou por dez anos no Colégio Viver, outra referência na educação transformadora. "Ele conhece bem a nossa realidade. É um verdadeiro discípulo do Prof. José Pacheco, com quem vem trabalhando em projetos por uma educação democrática. É criador do Portal do Educador e um dos responsáveis pela Rede Nacional de Educação Democrática", completou.

Nova organização na prática

Ana Letícia, juntamente com os diretores das duas ONGs, do Projeto Âncora: Celso Sekiguchi, Fabio Zsigmond e Vinicius Leonardo Luna, do CAA: Denis Plapler, Irene Theodoro, Daniela Theodoro, Antônia Santino e a fundadora Regina Steurer, lidera a reestruturação, que, segundo ela, visa também "criar condições para garantir a saúde financeira da organização e superar os desafios impostos pela crise econômica dos últimos anos, que reduziu verbas para a área social".

Além das 170 vagas na escola e as 60 vagas no segundo semestre na Creche Âncora - o que será garantido após assinatura de convênio com a prefeitura de Cotia, em andamento -, o Projeto Âncora voltará a oferecer um "cardápio completo" de atividades artísticas, culturais, educativas, esportivas e
sociais no contra turno para todos os seus educandos e outros jovens e crianças que estudam em Cotia e região, ampliando sua atuação.

Espaço compartilhado

O Projeto Âncora passa a desenvolver suas atividades com as entidades legal e administrativamente autônomas: Projeto Âncora, que garante os serviços sociais, e a Comunidade de Aprendizagem Âncora (CAA), responsável pela atuação formal em educação, o que inclui a Escola Projeto Âncora, além de
cursos, palestras, vivências e eventos em geral oferecidos a educadores de todo o Brasil que visitam a organização para conhecer sua prática. A infraestrutura e espaço continuam sendo compartilhados.

Em pouco mais de duas décadas, o Projeto Âncora já beneficiou seis mil crianças, jovens e adultos da comunidade.

A Instituição está instalada em terreno de 12.000 m² na cidade de Cotia, e dispõe de uma infraestrutura com salas de aprendizagem, laboratórios, quadra de esportes coberta, circo, biblioteca, cozinha, pista de skate, refeitório, ateliê de arte e mosaico, marcenaria, hospedaria, assim como áreas verdes com árvores frutíferas e hortas.

Três refeições diárias são garantidas - lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Os espaços do Âncora também continuam à disposição da comunidade para projetos em parceria ou autônomos, voltados a atividades culturais e esportivas, como teatro, oficinas de circo, dança, palestras, festas, shows
musicais, eventos, torneios e outros.

A organização é mantida financeiramente por meio de convênios públicos, doações, patrocínios e parcerias e, principalmente, pelo amor, dedicação e competência de seus educadores e voluntários, que se dedicam às causas defendidas pelo Projeto.

Contatos: (11) 3092-1230/97673-1883
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.