QUARTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2019 - Horário 9:41
Estar no lugar certo e na hora certa pode reverter em crescimento para o negócio
Mídias / Pesquisa Digital 2019 - Brazil, divulgada em janeiro, mostra o crescimento do interesse pelas redes sociais no Brasil. Dos 211, 6 milhões de brasileiros, 149 milhões são usuários da internet, a maioria, 130 milhões, usam as redes sociais móveis. Ou seja, 61% da população brasileira está presente nas redes sociais. Número que cresceu 8,3% de janeiro de 2018 para janeiro deste ano. Uma curiosidade é que essas pessoas dedicam boa parte do dia para navegar e pesquisar nas redes. No Facebook a média diária é superior a 9 horas, no Instagram quase 6 horas. E essa rede social não para de crescer em território Brasileiro, hoje os relatórios mostram que 69 milhões de pessoas são alcançadas pelo Instagram no Brasil, de acordo com os relatórios.
Como tantas pessoas circulando pelas redes, com o crescimento geral do consumo pela internet, a tendência é aproveitar esse canal. Muitos empresários já entenderam esse novo mercado, e decidiram apostar nele para crescer. "Se metade da população brasileira está na internet, se elas estão nas mídias sociais boa parte do dia, elas compram mais por lá também, por isso, usar esse meio como vitrine e local de negócios é sabedoria" explica Luiz Gustavo Vieira, especialista em Marketing digital. A empresa que Gustavo atua é responsável pelo crescimento de outras pequenas empresas nesse meio.
Entre os clientes, uma clínica médica que vem despertando nos seguidores a consciência da saúde e convertendo os comentários nas postagens em consultas médicas no consultório, claro seguindo as regras do CRM? E que tal um e-commerce, que já nasceu no universo virtual, crescer 50% seu faturamento após trabalhar com divulgações no Instagram. Esses são alguns casos de pequenos empresários que perceberam a onda das redes sociais, e resolveram surfá-la, mas pra isso buscaram aprender a "se equilibrar na prancha".
Fábio Nunes, CEO da empresa Wanted, e-commerce de camisetas diferenciadas, diz que ter um contato mais direto com o cliente foi o que mais gerou resultado para a empresa. Afinal, vender 50% a mais em quatro meses, em tempos de crise, só com estratégias certeiras e de baixo custo. Depois que começou os cursos da Mito, o empresário conseguiu perceber as diferentes formas de aproveitar esse nicho. "O uso de redes sociais como Facebook e Instagram aumenta o tráfego para sites de vendas de todos os tamanhos, uma ferramenta poderosa para ampliar negócios. Assim, é possível atingir ainda mais pessoas com uma divulgação que tem menos custo, mas é bastante eficaz", comenta Fábio. Hoje ele investe sem medo em marketing digital.
E não é que todo esse aprendizado também ajudou o Dr. Henrique Muller a conquistar espaço no mercado, de forma ética, e ainda, se aproximando dos pacientes. Com a conta no Instagram sem ter muito retorno, o Dr. Muller decidiu que precisava aprender, e com uma consultoria especializada descobriu que é possível ter engajamento e retorno, independentemente do perfil do usuário e do público, basta usar a ferramenta corretamente e de forma criativa. Na Clínica Muller, em Florianópolis, os resultados já aparecem. Em média, 10 pacientes mensais chegam à clínica e agendam consulta depois de acessarem o Instagram. O segredo está no relacionamento com os seguidores e futuros seguidores. As postagens são informativas, esclarecedoras, e no storie o Dr. Henrique Muller, responsável pela clínica, interage com os pacientes, fala sobre dicas interessantes de saúde, mas também conta um pouco do seu dia, "gente como a gente" e logo percebe os resultados em números. Seja nas curtidas, comentários ou mesmo na chegada até o consultório. Tudo de acordo com as normas do CRM, não se trata de consultas ou indicações de tratamentos, apenas o despertar para a saúde.
E não é difícil conquistar o sucesso nas redes sociais. É preciso descobrir o perfil do público, o objetivo da empresa, e acertar nas estratégias. Esse é o trabalho da Agência Mito, há três anos no mercado, se especializou em Marketing Digital, e segue na contramão da crise com resultados que não param de crescer, auxiliando os clientes a crescerem também. Quando surgiu, em dezembro de 2015, a empresa tinha apenas 6 colaboradores, incluindo os dois sócios, Luiz Gustavo Vieira e Evandro Mazuco. Conquistaram no primeiro ano 15 clientes, uma média de 1 por mês. Hoje, três anos depois, já são 33 colaboradores, mais de 150 clientes, ou seja, 10 vezes mais do que no início, e alcançaram faturamentos surpreendentes. De 2016 para 2017, o crescimento foi de 198%. Em 2018 foi o dobro em relação a 2017. Esses números comprovam o velho ditado "quem não arrisca, não petisca".
"Nosso principal serviço se chama imã de clientes. Nós utilizamos as redes sociais para fazer os clientes terem resultado. Basicamente Instagram e Facebook, combinado com WhatsApp, conseguimos fazer com que os clientes tenham audiência, engajamento e depois venda", explica Mazuco.
A empresa é responsável por criar conteúdo, orientar sobre a área de marketing e criar estratégias de vendas para clientes de segmentos diferenciados, em todo o Brasil e também em alguns países.
Website: http://agenciamito.com.br/