RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2019 - Horário 16:37

As Novas Abordagens Para o Profissional de Produção Editorial
Tecnologia / As Novas Abordagens Para o Profissional de Produção Editorial

Já dizia o pai da química, Antoine Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Tal pensamento se aplica a diferentes vertentes do mundo material, os antigos formatos, hábitos de compra e consumo que faziam parte do mercado já não se encaixam mais à nossa realidade e, por isso, foram remodelados. A conexão que leva informação de um ponto ao outro de forma instantânea trouxe a facilidade de acesso a tudo que é preciso na palma da mão, e essa mudança não foi diferente no mercado editorial.

O meio impresso viveu um intenso período de reforma em seus processos, adaptando-se às novas formas de aquisição por parte de um público cada vez mais exigente. Editoras e livrarias enfrentaram as mudanças em seu modelo de negócio com a chegada do universo digital: e-commerce, e-books e leitores digitais trouxeram um novo respiro para a área, ampliando as formas de trabalho e interação com o cliente.

Atualmente, lojas físicas tornaram-se extensão do mundo online, ambos se complementam. Alguns leitores continuam envolvidos com a sensação e experiência de visitar uma livraria, sentir os livros nas mãos, folhear páginas e ter a vivência de uma boa leitura. Outros optam por compra online, ou ainda, se transformam em leitores digitais. A verdade é que este cenário abre oportunidades para que editoras independentes e startups ampliem seus serviços e encontrem espaço de atuação no mercado.

No primeiro semestre de 2018, o mercado do livro cresceu 10% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa divulgada no G1. Mesmo com um ano complicado para duas grandes livrarias, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria apresentando o faturamento do ano no setor, que fechou em azul, com crescimento tímido, mas positivo o bastante para demonstrar a recuperação do editorial.

Para dar continuação a essa perspectiva promissora, profissionais da área possuem o grande desafio de trazer inovação. O trabalho deve ser feito de forma conjunta: processo editorial, comercial e marketing se integram para oferecer novas alternativas funcionais e modernas que atendem ao que o cliente procura dentro do meio digital.

É imprescindível que esse profissional esteja sempre em busca de aprimorar o seu conhecimento através de formações que agreguem em sua visão e criem oportunidades de trabalho. Atualmente, formandos na área de Letras, Design Gráfico, Jornalismo, Multimídia, etc., buscam especialização em Produção Editorial como alternativa para estar imerso no presente da carreira e se preparar para as futuras tendências do setor.

A FAPCOM desenvolveu o curso de pós-graduação em Produção Editorial, que se divide em 3 módulos essenciais: Editorial, Gráfico e Comercial. No Editorial, o aluno aprende todas as técnicas avançadas de diagramação, planejamento, produção, administração e gestão do projeto, sendo a base para qualquer publicação, tanto impressa quanto digital. No gráfico, desenvolve o conhecimento nas características finais do processo, seja ela a publicação que segue linguagem web ou o pré e pós-impressão para comercialização. O segmento comercial utiliza ferramentas do marketing para criar estratégias de lançamento, publicação e distribuição do material.

Em todos os módulos, o curso aplica base técnica, teórica e prática para que o aluno tenha total domínio de cada aprendizado. Cada aula é ministrada por mestres e doutores com anos de experiência no mercado, desenvolvendo, assim, especialistas prontos para atender às atuais demandas, com o olhar e a vivência de um gestor ou coordenador. As inscrições para o processo seletivo estão abertas, obtenha mais informações em: http://bit.ly/2HoVnNv.

Serviço:
Pós-Graduação em Produção Editorial
Horário: aos sábados, das 08h30 às 17h30
Inscrições: até o dia 28/02
Onde: Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana/SP
Inscrições e mais informações: www.fapcom.edu.br

Website: http://bit.ly/2HoVnNv
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.