RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2019 - Horário 10:46

Luiz Manoel de Amorim Nogueira mostra como participar de uma competição de cinofilia
Arte e Entretenimento / O mundo das competições de cinofilia pode parecer um universo à parte. Mas nada tão misterioso que não possa ser esclarecido por um expert na área. De acordo com Luiz Manoel de Amorim Nogueira, proprietário do canil Toca do Jalapão, o primeiro passo para participar de qualquer competição no Brasil é garantir a pureza da raça do seu cão, buscando o certificado de pedigree.

Todas as competições são regulamentadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e o certificado é concedido apenas aos animais que atendem fisicamente ao padrão da sua raça.
Para o criador, o que diferencia o seu canil dos demais no mercado é a sua exigência com o padrão da raça. Somente no ano passado, o canil foi campeão em mais de 40 competições na área. Todas as competições são regulamentadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e o certificado é concedido apenas aos animais que atendem fisicamente ao padrão da sua raça.

A certificação deve ser requisitada aos clubes filiados à Confederação, necessariamente na região em que o filhote vive. Além de possibilitar a participação em competições em todo o país, o pedigree permite que o seu cão possa ser usado para a reprodução de filhotes puros. Em todo o mundo, há 350 raças reconhecidas pela Féderatión Cynologique Internationale (FCI).

Para emitir a certificação pedigree, a CBKC leva alguns pré-requisitos em consideração:

* O registro dos filhotes deve ser feito até 90 dias depois do nascimento da ninhada. Geralmente é cobrada uma taxa pelo clube filiado à CBKC (que possui sede no Rio de Janeiro).

* É preciso ter em mãos uma cópia do pedigree dos pais do filhote. É preciso ter também as informações do filhote em mãos como nome, sexo, cor, dados do canil e a assinatura dos donos envolvidos na reprodução.

* Com os documentos referidos em mão, a CBKC fornece um número de Registro Geral e o certificado de pedigree para o seu cão, que devem ser entregues pelo clube da região.

Todas as informações relativas à raça (aparência, personalidade, características da pelagem e outros padrões) podem ser conferidos no portal da Confederação. No Brasil, a emissão anual média de registros de pedigree ainda é baixa, se comparada com os Estados Unidos. São emitidos em média 90 mil certificados, enquanto que nos Estados Unidos esse número chega a até 1,4 milhão.

É importante frisar que existe uma série de modalidades de competições caninas diferentes. Há também as competições Agility (em que são avaliadas a capacidade cognitiva e motora do cão), presente no Brasil desde a década de 1990, as competições de pastoreio, competições de canicross e até competições de esportes aquáticos.

Agora que você já sabe como participar das competições, então não perca o conteúdo, em que Luiz Manoel de Amorim Nogueira explicou sobre como funcionam as exposições de cães. Apesar de ser o terceiro maior mercado pet do mundo, o Brasil ainda tem muitas oportunidades para crescer no mundo dos esportes caninos.

O dono do canil Toca do Jalapão, Luiz Manoel de Amorim Nogueira, que já conta com 17 anos de experiência no mercado, é especializado na comercialização de cães da raça American Sttafordshire Terrier e também na participação em competições caninas.

Website: https://br.linkedin.com/in/luiz-manoel-de-amorim-nogueira-junior-980361139
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.