RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:34

Melatonina ganha adeptos e críticos no Brasil. Quais são os benefícios e riscos?
Ciência & Saúde /

A Melatonina, substância muito conhecida no mundo todo por auxiliar na indução do sono, ainda é considerada uma medicação no Brasil, e por isso ainda não possui registro na ANVISA, consequentemente, não pode ser comercializada. Só que ela pode ser encontrada em farmácias de manipulação desde 2017, quando uma decisão judicial contrariou a resolução da ANVISA. Neste sentido a agência reguladora, divulga em seu site: “o consumo é permitido, mas a comercialização no Brasil, não. Com isso, sites nacionais não podem vender o produto, por exemplo”.

Mesmo assim, o consumo da Melatonina cresce exponencialmente no mercado brasileiro, e nos Estados Unidos, onde a Melatonina é popularmente conhecida, estima-se que as vendas mais que dobraram entre 2007 e 2012. É o que afirma o Centro Nacional para Saúde Complementar e Integrada, do governo americano. Em entrevista para a Associação Médica Paulista, o professor de fisiologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, José Cipolla Neto confirma este crescimento, ao se referir que “existe muita gente tomando, bem como muitos médicos prescrevendo”, conclui.

Diante do aquecimento deste mercado, empresas como a Vitaminas Express, que oferecem o produto diretamente dos EUA, passaram a facilitar o processo de compra da melatonina no Brasil pelos consumidores finais. O processo é muito simples. Para comprar e ter acesso a esta substância, basta acessar a loja online e receber o produto em casa. Por este motivo, e pela confiança nos produtos americanos, uma vez que são fiscalizados pela FDA (Food And Drug Administration), agência reguladora, como a ANVISA brasileira, a Melatonina tem se tornado um importante aliado de médicos como uma ferramenta eficaz para o combate da insônia, e os diversos distúrbios do sono.

Mas com o aumento do consumo, também cresce o aumento dos críticos sobre o uso exagerado da Melatonina. O que é importante dissernir o debate antagônico sobre o conteúdo do assunto.

Para aqueles que têm algum distúrbio do sono e querem começar a tomar Melatonina cabe conhecer, antes, os cuidados que se deve ter e, claro, os benefícios deste produto.

Benefícios da Melatonina

A melatonina é conhecida por uma das suas principais funções: controlar o tempo que passamos dormindo ou acordados. O corpo humano atua aumentando ou reduzindo naturalmente a quantidade dessa substância de acordo com o horário, é o Ciclo Circadiano, que popularmente é conhecido como relógio biológico do nosso corpo.

Uma boa noite de sono não serve somente para para descansar o corpo e a mente. Dormir bem é importante para todo o funcionamento de nosso organismo, pois durante o sono vários processos metabólicos são realizados em nosso corpo.

As funções cognitivas (como a concentração e a memória) dependem muito de uma noite bem dormida. O sistema imunológico também é muito bem beneficiado pelo sono, assim como a produção de hormônios e o controle do apetite. Até o envelhecimento precoce é prevenido.

O neuroendocrinologista Russel Reiter, professor da Universidade do Texas e autor de Melatonin: Your Body’s Natural Wonder Drug (em tradução livre: melatonina, a droga maravilhosa que o seu corpo produz), lançado nos Estados Unidos em 1995, disserta que “além de combater o estresse e os micróbios, melhorar a qualidade do sono, reduzir os riscos de enfartes, regular ritmos biológicos, a substância talvez proteja contra o câncer.”

 

Riscos da suplementação excessiva de Melatonina

Nem todo suplemento traz somente benefícios. Sabemos que a alta dosagem de qualquer substância pode trazer consequências danosas para o nosso organismo. E com a Melatonina não é diferente. Consumir esta suplementação em altas dosagens ou sem a devida prescrição médica, pode oferecer prejuízos relevantes para a nossa saúde, como a falta de concentração, fadiga e agravamento da insônia, aliado a dores de cabeça e enxaqueca. Apesar de não haver casos na ciência que comprovem o risco de morte ou danos mais sérios para o uso descontrolado da substância, nunca deixe de consultar seu médico, principalmente antes de oferecer a Melatonina para crianças e gestantes. “Há riscos associados à utilização da melatonina que não podem ser ignorados", complementa Cipolla ao se referir ao uso indiscriminado da substância e sem indicações médicas.

Portanto, ao descobrir sintomas de insônia, ou algum outro distúrbio do sono, na internet existem lojas que oferecem a Melatonina diretamente dos Estados Unidos, mas é necessário consultar um médico de confiança, que fará um diagnóstico preciso de sua necessidade, bem como a dosagem ideal para o seu organismo.



Website: https://vitaminasexpress.com
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.