RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2019 - Horário 8:32

Lançamentos em rochas ornamentais para 2019 se destacam por sofisticação e muito design
Economia /

A Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America, que aconteceu de 12 a 15 de fevereiro em Vitória, ES, movimentou o mercado global de pedras naturais, ao abrir o calendário mundial de feiras do setor, antecipando os principais lançamentos em rochas ornamentais, novas tecnologias e design. Cerca de 300 empresas do Brasil e mais 8 países apresentaram seus produtos para o mercado. 

A feira reuniu lançamentos de materiais recém descobertos, mas que já estão fazendo sucesso no mercado. Um exemplo é o quartzito Zanet White, do grupo capixaba Monte Sião, que vai ser usado no projeto UVV Highline – prédio da instituição de ensino que será construído em Vitória.

A Margramar aproveitou o espaço para fazer o lançamento oficial da sua semiprecious stone: denominado Jade, o material composto por vários tipos de pedras semipreciosas, é perfeito para ser aplicado em bancadas, cozinhas, lavabos, pisos e painéis, e tem valor de mercado de US$ 725 por metro quadrado. 

Também fazendo sucesso em países como China, Estados Unidos e Índia, o Marinace Black, da Granduvale, já foi aplicado até em pisos e bancadas de um navio internacional de cruzeiros. Já a aposta do Grupo Guidoni para 2019 é o granito exótico Via Láctea, material exclusivo da empresa, que já tem experiência no mercado internacional exportando granitos para construir uma cidade na China e, recentemente, o novo Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia.

 A Vitoria Stone Fair 2019

Força motriz no auxílio das exportações de rochas brasileiras, a feira transmitiu sua capacidade de negócios para alavancar a economia.

Para o presidente do  Sindirochas -sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, 2019 começou com números animadores nas exportações de rochas ornamentais. Ele afirma que a Vitoria Stone Fair traz boas expectativas para o resto do ano. “O retorno para fevereiro, seu mês de origem, foi importante por manter a feira como a primeira oferta do mercado mundial. Um novo conceito de apresentação dos estandes, com maior foco na aplicabilidade das rochas trouxe ao ambiente da feira mais beleza e aconchego, alinhado à riqueza de detalhes e cuidados na sua concepção. A expectativa para este ano é grande”.

No mês de janeiro, o Brasil comercializou mais de US$ 70 milhões e a maior participação de chapas e produtos acabados no total exportado puxou positivamente o faturamento mensal do país.

Nesse cenário, onde o Espírito Santo se consolida pela qualidade de seus materiais, empresas e compradores encontram na feira de Vitória, um termômetro para as vendas. A empresa Monte Negro Granitos teve todas as suas expectativas superadas já no primeiro dia de evento. O lançamento do quartzito Blue Nebula conquistou compradores de diversos lugares e bateu recorde de vendas. “Separamos esse lançamento para a Vitoria Stone Fair. Agora, estamos recebendo pedidos, pois todo o material exposto na feira foi comercializado”, comemora a gerente comercial Carla Rodrigues.

O CEO da empresa Pedra do Frade, Saimom Fiori, afirmou que o evento trouxe uma possibilidade muito grande de novos contatos e compradores internacionais. Com pedreiras próprias, eles investiram no lançamento do quartzito Blue Tempest, além dos tradicionais da casa: White Eagle, Crystal Tempest e Mascarelo. “Nossos produtos despertaram a atenção dos chineses, inclusive fechamos negócios na feira”, informou Saimom, que tem seus materiais comercializados na América do Sul, Central e Norte, Europa e Ásia.

Quem também comemorou foi a Marbrasa. A coordenadora de marketing, Carol Carvalho comentou que essa edição teve um dos melhores movimentos nos últimos anos, possibilitando assim novos contatos e crescimento nas vendas. A empresa apresentou durante a feira peças de design, como mesas e objetos de decoração, feitos por designers capixabas com os materiais de jazida própria. “Nós exportamos nossos produtos para vários lugares do mundo como China, Estados Unidos, Europa e Canadá. A feira nos agrega muito nessa parceria e esse ano não foi diferente”, destacou.

O evento também foi estratégico para a Quartzblue. Lara Secchin, diretora financeira, creditou o sucesso da empresa na feira aos materiais apresentados. “Separamos seis lançamentos exclusivos para a Vitoria Stone Fair e acredito que essas novidades contribuíram muito para o nosso resultado positivo”, ressaltou. 

Projetos especiais movimentaram a feira

A Vitoria Stone Fair, que já se destaca pela forte presença de compradores internacionais que enxergam na feira uma oportunidade de negócios com mercado brasileiro, também foi marcada pela intensificação da aproximação com os especificadores de materiais, evidenciada pelos diversos projetos que fizeram parte da programação do evento.

A maratona de arquitetura e design Archathon reuniu mais de 70 profissionais de 8 estados brasileiros, que, durante os quatro dias da feira, desenvolveram projetos com o uso das rochas naturais.

Outra ação que movimentou o evento foi a segunda edição da exposição Brazilian Stones Original Design, promovida pela Abirochas em parceria com a Apex-Brasil, que aconteceu no mesmo espaço do projeto Stone Collection.

No espaço, de mais de 250 metros quadrados, a mostra reuniu de mesas, bancos e fruteiras, criados por 16 designers renomados no país, até obras de artistas consagrados, como Beth Jobim e Hilal Sami Hilal. A transformação de materiais brutos, como granitos, mármores e quartzitos, em peças de exposição e obras de arte surpreendeu e encantou os visitantes, além de atrair o principal público-alvo das indústrias, que são os especificadores, contribuindo para elevar o nível da feira em 2019.

“O design e a arte são as melhores formas de agregar valor ao setor de rochas e apresentar toda a leveza e versatilidade que uma pedra pode adquirir”, destacou Vivian Coser, arquiteta e curadora da Brazilian Stones Original Design.

Da mostra de design realizada na Vitoria Stone Fair essas peças serão expostas em outros países ou chegam para a venda em lojas conceituadas de decoração.



Website: http://www.vitoriastonefair.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.