Propaganda e Marketing / Que o Instagram é a bola da vez quando o assunto é redes sociais, todos já sabem. Afinal, de acordo com o site Brandwatch, a rede social já rompeu a barreira de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo que o Brasil segue nas primeiras posições em número de participantes.
Além disso, o engajamento do Instagram também não para de crescer. De acordo com o Sebrae, em 2018, ele teve até 15 vezes mais engajamento que o Facebook.
Este cenário está se tornando cada vez mais vantajoso para marcas que querem divulgar seus negócios nas redes sociais. Em especial, depois de 2018, com o lançamento do Instagram Shopping, a rede social se tornou oficialmente uma opção para vendas online.
Esta nova funcionalidade permite que os empreendedores façam vendas diretas pelas redes sociais sem precisar de um site, bastando, para isso, que eles montem uma loja gratuitamente no Facebook.
Além de livrar o empresário de custos com hospedagem e manutenção um site, por exemplo, o Instagram Shopping ainda tem uma grande vantagem: o fato das pessoas já estarem nas redes sociais. Dessa forma, não é necessário levar o usuário a um outro ambiente para concretizar a venda, tudo é feito pelo Instagram.
Entre os empreendedores que já se beneficiam do uso desta ferramenta, alguns tem se destacado bastante. É o caso de Gabrielle Delgado, 33 Anos, dona da marca de brincos Rio Aurora, que, após uma tentativa frustrada de vender online através de um site, acabou encontrando um caminho através do Instagram Shopping.
“Criei minha marca de brincos depois de muitos anos de frustrações no mundo corporativo. Só que, por causa de apostas erradas que fiz, como investir pesado em um site, o sonho do próprio negócio quase virou pesadelo”.
Gabrielle conta que colocou todo o dinheiro que tinha para seu novo negócio numa plataforma robusta de ecommerce, seguindo conselho de amigos. Só que, uma vez que a plataforma foi ao ar, ela ficava vazia a maior parte do tempo.
“O site ficou pronto, estava lindo, só que não tinha visitas, não tinha vendas, e eu não tinha dinheiro para levar as pessoas até lá.”
A sorte de Gabrielle é que, desde o início da empresa, ela estava alimentando o Instagram da marca, e foi de lá que surgiu a solução. Após assistir a um treinamento online sobre vendas no instagram, ela resolveu testar a ferramenta do Instagram Shopping e, de repente, os resultados começaram a aparecer.
“Na primeira ação de posts patrocinados com o Instagram Shopping, em um dia eu investi R$ 100,00 e vendi 14 brincos em um dia, o que dá mais de R$ 2.000,00 de faturamento”.
A partir daí, a história da Rio Aurora começou a mudar. “Centralizei toda minha operação online no Instagram e parei de alimentar o site. Ficou tudo muito mais fácil, já que os seguidores já estavam lá”.
Desde então, aquelas 14 vendas foram apenas o início de uma nova era para Gabrielle e para a Rio Aurora. Ela não só se sentiu feliz por ver finalmente seus produtos sendo vendidos para todo o país, como se sentiu aliviada já que, com esses novos resultados, o negócio decolou.
Hoje, a Rio Aurora faz vendas online utilizando apenas o Instagram, e Gabrielle já faz planos para ampliar a produção ainda no primeiro semestre de 2019.
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