RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 13:16

Canal de TV para cachorros chega ao Brasil e se torna mais uma alternativa para o universo pet
Mídias / A cada dia que passa surgem novidades para o mundo dos pets, de modo que eles possam ter uma vida ainda mais saudável, divertida e confortável. Prova disso é o DogTV, canal de TV por assinatura com programação inteiramente voltada a esses pets.

Seu desenvolvimento partiu de uma situação corriqueira em muitas casas: os donos precisam sair e deixar seus cães sozinhos. A proposta do DogTV é entretê-los durante esse período com uma programação especial e, assim, fazer com que eles se sintam acompanhados e fiquem mais tranquilos.

No início, o canal estava disponível apenas em outros países, mas o Brasil já está entre os que o receberam, mais precisamente há dois anos. Apenas a Sky oferecia esse canal aos seus clientes, mas, agora, a Net e a Vivo também contam com ele em seu pacote.

Qual é a finalidade do DogTV?

Ajudar os cães a se sentirem acompanhados e entretidos mesmo quando estão sozinhos em casa. Porém, a diferença é que as imagens e os sons são inteiramente pensados nos animais e em suas necessidades, o que torna a experiência a melhor possível.

O criador do canal afirma que os cães são parecidos com as crianças e precisam de atenção e entretenimento produzido especialmente para eles. Assim, conseguem ficar mais calmos e não sentem tanto que estão sozinhos em casa.

Pesquisas foram feitas para analisar a qualidade dos conteúdos aos cachorros através da transmissão do DogTV em 19 casas em Los Angeles e em 19 apartamentos em Nova York, e 72% dos cães ficaram mais relaxados com esse canal especial do que com outros canais convencionais ou o clássico chiado das televisões.

É interessante destacar que os humanos podem estranhar um pouco as programações, principalmente em relação aos sons e cores, que são planejados especialmente para os pets.

Como o sentido de visão dos cachorros é diferente dos humanos, eles conseguem distinguir normalmente preto, branco, amarelo e azul, enquanto vermelho e verde parecem com tons amarelados. Por isso, as cores são editadas para que eles entendam melhor e se entretenham.

Logo, no caso de um gramado verde e florido, onde tudo pareceria monocromático aos cães, apenas com algumas variações de cores, o canal pode aplicar filtros azulados na grama para que os cães possam distinguir.

Para que o canal fosse lançado e passasse a ser oferecido ao público, foram 3 anos de pesquisas de materiais acadêmicos de todo o mundo, que tratavam do uso de cores, sons, músicas e filmes com os cães, até que fosse possível chegar na programação ideal.

Alguns ajustes também foram necessários. Por exemplo, a equipe percebeu que uivos não eram bons sons, já que os cães de casa costumavam achar que havia um intruso em seu território, o que poderia ser mais estressante do que calmante.

Outra iniciativa interessante são os programas de exposição exibidos pelo canal, em que são mostrados trovoadas, aspiradores de pó e fogos de artifício. Isso, em um ambiente controlado e com sons bem baixos, pode ajudar os cães a se acostumarem para quando isso acontecer e, assim, não se assustarem tanto.

A iniciativa foi muito interessante para o Brasil, que é o segundo país em que o mercado de pets é mais forte no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Prova disso é a variedade de produtos e serviços oferecidos aos cães, de beleza e cuidados com a saúde, até alimentos "humanos" em versões saudáveis para eles.

Se você quer conhecer mais sobre o universo dos cães, desde dicas de saúde a matérias sobre as diferentes raças de cachorros, o portal Cachorros é o lugar ideal, em que você pode encontrar conteúdos especiais que te ajudarão a aprender mais sobre o assunto e, assim, você poderá tratar seus pets de uma maneira ainda mais adequada.


Website: https://cachorros.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.