RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 12:48

Carnaval e Logística: como se preparar para a data
Negócio /

O Carnaval é um dos mais longos e importantes feriados no Brasil. Apesar de o feriado oficial neste ano ser apenas no dia 5 de março, em uma terça-feira, os brasileiros curtem a folia por quatro dias seguidos, começando no sábado que antecede o Carnaval. Em algumas regiões, como o nordeste do país, o feriado pode durar de 6 a 10 dias, dependendo da cidade. Durante esse período, muitas empresas e comércios interrompem suas atividades e os fornecedores pausam as operações. 

É importante que empresas estejam preparadas para o período uma vez que o Carnaval começa impactar a vida dos brasileiros já na semana anterior. Durante o período, ocorre um aumento na venda de combustíveis já que muitos brasileiros viajam para outras cidades e estados para visitar familiares ou curtir a folia com amigos – e os aeroportos, portos, rodovias, pedágios e hotéis também são impactados. Essa movimentação também afeta diversas cidades, incluindo cidades do interior que são conhecidas por Carnaval típico de rua, como em Olinda (Pernambuco), Ouro Preto (Minas Gerais) e Rio de Janeiro. É imprescindível que essas cidades se prepararem logisticamente para que não aconteçam imprevistos ou falta de qualquer suprimento – sejam eles os básicos ou necessários para o período.

“Uma boa estratégia logística é fundamental para as empresas, uma vez que permite trabalhar com o menor estoque possível. Nós revisamos constantemente as etapas críticas necessárias para nossos clientes durante o Carnaval com antecedência”, explica João Caldana, Diretor-Executivo da Dachser no Brasil.

Confira abaixo dicas para que as empresas não sejam negativamente impactada durante o carnaval:

  • Criar um estoque adequado, considerando o período completo do Carnaval.
  • Informar seu despachante sobre suas remessas prioritárias, já que o espaço pode ser limitado;
  • Reservar as remessas bem antes do Carnaval;
  • Guardar espaço em voos de passageiros para remessas que não podem ser atrasados. As taxas são um pouco mais altas, mas essa medida manterá sua cadeia de suprimentos funcionando.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.