RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 11:46

Crescimento das cervejarias reforça importância da infraestrutura
Negócio / Indispensável para os amantes de happy hour, a cerveja é muito bem aceita por milhares de brasileiros. Presente em festas de casamento, aniversário, confraternizações e até mesmo em casa e nos tradicionais barzinhos, essa é uma bebida cujo consumo só cresce, conforme atestado em uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel e divulgada no fim do ano passado. Nesse ramo, as cervejas artesanais também ganharam um importante destaque, que reflete em uma ótima projeção para os empreendedores que pretendem investir. Diante do crescimento das cervejarias e, consequentemente, do aumento do consumo, faz-se necessária uma estrutura adequada de fabricação, pois só assim será possível fornecer um produto de qualidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos, o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias e a perspectiva é que esse número cresça sempre mais. Os dados oficiais apontam que o crescimento das cervejarias registradas no Brasil foi de 91% nos últimos três anos e, somente no ano passado, o País ganhou 186 novas fábricas e cresceu cerca de 35% no ramo.

Essa projeção de crescimento das cervejarias deve incentivar o investimento ainda mais assertivo no setor. Embora muitos empreendedores tenham receio de entrar em um mercado com tamanha concorrência, o importante é buscar um diferencial que possa ser bastante atrativo, a ponto de cativar uma clientela que favoreça o ciclo econômico da empresa. Nesse sentido, buscar originalidade é uma cartada certeira e que faz com que as cervejas artesanais ganhem tanto espaço. Porém, de nada adianta somente a ideia, o importante é buscar equipar a fábrica com os devidos equipamentos.

De acordo com a Acflex , fábrica de mangueiras e mangotes de borracha , quando o crescimento das cervejarias motivar a abertura de uma empresa do ramo, um dos itens essenciais para dar início às produções é a mangueira. Confeccionada especificamente para essa finalidade, ela é composta por borracha sintética atóxica resistente à temperatura de até 80ºC. "Além do reforço com lonas têxteis, a mangueira também é resistente à resíduos de óleo, o que é fundamental nesse tipo de serviço", conta a empresa que alerta sobre a importância de os profissionais do ramo equiparem os galpões de produção com produtos específicos, visto que apenas eles são fortes o suficiente para suportar todo o processo.

O crescimento das cervejarias já proporciona o acesso à bebida a mais da metade dos domicílios brasileiros, especificamente 63,4%, conforme apurado pela Kantar Worldpanel. No ano de 2017, o índice chegava a 62,7%, enquanto que em 2016 atingia 62,3%. Conforme divulgado no site da empresa, os dados referem-se aos 12 meses terminados em setembro de 2018 e revelam que mais de 500 mil lares passaram a consumir a categoria no período. O volume levado para casa também registrou alta, totalizando 4,5 litros, versus 4,2 e 4,4, respectivamente, em 2016 e 2017. Já o consumido no bar corresponde a 64% do volume produzido. Para se ter uma noção, com relação à geração Y, que compreende os nascidos a partir de 2001, o comportamento em relação às bebidas muda se a geração tem ou não filhos. Pais de crianças entre 0 e 2 anos gastam 54,6% com bebidas lácteas e 10,1% com cerveja, já os que não têm herdeiros empregam 35% com laticínios e 22% com a bebida.

Website: https://www.acflex.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.