RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 16:22

Empresário investidor pretende ajudar o Brasil a chegar na marca de um milhão investidores na bolsa do Brasil
Economia /

Segundo o balanço de janeiro da Bovespa, cerca de 51,11% dos investidores pessoas físicas têm idade abaixo dos 45 anos . "O nome Bolsa de Valores ainda é quase um tabu para o brasileiro". É assim que o investidor profissional e mentor financeiro, Hulisses Dias, enxerga a relação entre os brasileiros e o mercado de investimentos. Apesar disso, a Bovespa vem batendo recordes com a entrada de novos investidores. Muito disso devido ao ingresso de jovens no mercado de ações. Para se ter uma ideia, o mês de janeiro fechou com o recorde de 859 mil participantes pessoas físicas. Destes, mais da metade têm menos de 45 anos. As informações são do balanço de janeiro da B3. 

Os dados apontam um crescimento de 237 mil novos investidores deste tipo em um ano, o que representa alta de 38% em relação ao primeiro mês do ano passado. Ao todo, 23,59% dos investidores pessoas físicas têm de 26 a 35 anos, enquanto 27,52% estão na casa dos 36 a 45 anos. Obviamente, a alta do Ibovespa tem sido um dos responsáveis pelo aumento do número de investidores. O principal índice da bolsa já acumula alta em torno de 10% no mês de janeiro, e está bem perto dos 100 mil pontos. 

Há ainda outros fatores que contribuem para esse crescimento acelerado do número de pessoas físicas investindo na Bolsa. Um deles se deve à manutenção da Selic em baixa, o que reduz a rentabilidade de outras aplicações. A expectativa do mercado em relação ao cenário econômico do país também melhorou. No entanto, o ponto da virada para que o número de pessoas físicas começasse a subir na Bolsa de Valores foi a facilidade no acesso às informações sobre o mercado de capitais. 

Segundo Hulisses Dias, conhecido nas redes sociais como "Tio Huli", a participação ativa de investidores nas redes sociais tem levado um número cada vez maior de jovens a se interessarem pelo assunto. “As pessoas começam a entender que guardar dinheiro pode até ser bom, mas investir é muito melhor. Quando elas percebem a rentabilidade de ações ou títulos em comparação com a poupança, por exemplo, ficam muito mais tranquilas em a possibilidade de investir”, comenta o especialista. 

Existe uma movimentação de investidores engajados para que o Brasil alcance o número histórico de um milhão de pessoas físicas investindo na Bolsa. Dividido entre as análises do mercado e as publicações em seu perfil no Instagram, Hulisses Dias é um deles. “O objetivo é democratizar os conhecimentos sobre o mercado de ações. É fundamental entender as diferenças entre os investimentos. Há prazos curtos, prazos longos, mas há também os flexíveis. O investidor pode retirar seu dinheiro quando achar que vale a pena”, afirma Hulisses. 

De acordo com o relatório da B3, as pessoas físicas na bolsa respondem por 20,8% do volume. Uma parcela de 1,3% do total negociado está nas mãos de empresas, 4,7% pertence a instituições financeiras e 28,7% a investidores institucionais. Os estrangeiros têm a maior fatia: 44,4%.



Website: https://www.instagram.com/tiohuli/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.