RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 5 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 10:28

Novas tecnologias irão transformar os negócios em 2019
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Em 2018, muito se falou sobre a transformação digital das tecnologias - desde Inteligência Artificial (IA), passando por Machine Learning (ML), nuvem híbrida, blockchain e chegando na Internet das Coisas (IoT). Segundo a Riverbed, empresa de performance digital, ao longo de 2019, esse assunto deve tomar um rumo mais definido, com menos destaque para as tecnologias e mais em como serão aplicadas para gerar mais impacto nos negócios.

As tecnologias que estão recebendo maior atenção nos dias de hoje - seja IoT, AI ou Blockchain - sem dúvida abrirão novas portas, mas a transformação real virá a partir das demandas dos clientes, que forçarão a integração dessas tecnologias para criar novos recursos que ainda não foram imaginados.

Da mesma forma que nossa realidade atual foi ativada por tecnologias e plataformas móveis e na nuvem, a convergência de Blockchain, IoT e Grid computing pode transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos.

Na raiz desses casamentos tecnológicos estão os desejos dos clientes por mais flexibilidade, independente de fornecedor ou plataforma, com experiências simples e contínuas. “Esse impulso gera parcerias entre concorrentes para reduzir a complexidade resultante da integração de tecnologias, trazendo como grandes desafios a cibersegurança e a proteção de dados”, afirma Rosano Moraes, vice-presidente de Vendas da Riverbed para a América Latina.

As empresas também estão começando a perceber que todos esses dados recém-descobertos podem impactar no sucesso dos negócios - desde entender melhor seus clientes até na criação de novos fluxos de receita com base em métricas de valor. Mas primeiro, as organizações precisam entender profundamente os dados que possui e qual é seu valor potencial.

Em parte, o valor dos dados é liberado a partir do poder humano. A inteligência artificial e o machine learning serão fundamentais em 2019. Há uma necessidade crítica de investir em cientistas de dados que compreendam e saibam como gerenciar, alavancar e monetizar ao longo do caminho. Mas também há a necessidade de investir em energia da máquina.

Além da análise de dados, o gerenciamento de desempenho também entra em ação. As tecnologias digitais oferecem visibilidade do desempenho de cada aplicação e reconhecem os erros de forma mais rápida, permitindo que problemas de tráfego ou rede sejam solucionados antes de afetar os usuários, e detectar invasões antes que os danos possam ser causados.

A evolução das parcerias entre fornecedores, a interoperabilidade entre tecnologias e as relações entre empresas e seus clientes criarão novas práticas de negócios.

Do ponto de vista estratégico, as empresas devem compartilhar informações que geralmente mantêm em sigilo sobre novos produtos. Quando pensavam em longo prazo, as empresas tinham receio de dar pistas sobre o que estava por vir e, com isso, causar desinteresse dos clientes pela oferta atual. Mas agora, na era da nuvem, compartilhar a visão de futuro se tornou uma vantagem competitiva, que permite aos clientes pensar no futuro e planejar esta adoção de novos recursos.

“Esse é o momento em que as tecnologias das quais falamos tanto nos últimos anos finalmente começam a ter um impacto real. Seja em 5G, nuvem híbrida ou inteligência artificial, elas estão atingindo um ponto de maturidade onde a adoção começa a fazer sentido”, complementa Moraes. “Da mesma forma, os recursos que estão sendo liberados por meio de dispositivos, painéis de monitoramento de desempenho ou outras métricas ajudarão as empresas a melhorar toda a operação e não apenas o foco em eficiência e produtividade”, ele conclui.

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