RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 16:30

Limite de compras no exterior: o que é necesssário saber?
Estilo de Vida /

Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em 2017 o número de brasileiros viajando para o exterior voltou a crescer. No total, foram 1,2 milhão de embarques.

Com esse volume de viagens para fora do país, é comum surgir a dúvida sobre qual o limite de compras no exterior acompanha as nossas viagens, especialmente quando voltamos de malas cheias.

Quais as regras para compras fora do país

A Receita Federal em seu site indica claramente o que pode e o que não pode. De notebooks, a videogames e roupas, em geral se aproveitam dos preços inferiores de roupas e eletrônicos e trazem agrados para amigos e familiares.

Limite de compras no exterior

Tem uma regra simples para o limite de compras no exterior. Viagens internacionais tem uma margem de isenção. Compras em lojas internacionais, até US$ 50, você é isento. Nas viagens internacionais, se trazer até US$ 500,00 você não deve ser taxado. Acima disso, há uma taxa de até 50%.

Objetos pessoais

A Receita tem como costume não aplicar o valor para bens que tenha comprado para uso pessoal. Se tiverem apenas roupas, relógios, celular e até videogames ou computadores, mas únicos, em geral não há um incômodo com a regra.

Se tiverem vários celulares, relógios ou várias roupas ainda com etiquetas, a taxa poderá ocorrer.

Outros itens como Câmeras de Fotografia, mesmo DSLR ou Mirrorless, e instrumentos musicais são permitidos. Outros eletrônicos podem ou não cair nesta faixa de tributação.

Outro fato importante é que se você trazer muitas malas em uma viagem pequena, especialmente oriunda dos Estados Unidos, haverá quase uma certeza do que comprou e trouxe na mala.

Quantidade de objetos por pessoa

Em geral vamos seguir uma regra:

- Um celular;
- Uma câmera;
- Um instrumento musical;
- Uma Câmera Fotográfica;
- Três Relógios;
- Cosméticos em quantidade para uma pessoa;
- 12 litros de bebidas;
- 250 gramas no total de fumo.

Objetos usados

Vários países têm hábitos de compras de itens de segunda mão e usados mais antigas que os brasileiros, incluindo lojas especializadas nisto.

O que ocorre é que muitas vezes se acredita que o produto usado não vai ser parte do limite de compras no exterior.

Mas eles estão errados. Obviamente o bem pode ser tarifado. Não é porque ele é usado que não tem valor ou vai ser considerado pessoal.

Especialmente os eletrônicos podem sim. Para o item não ser tarifável ele tem de ser ao mesmo tempo

- De uso próprio do viajante;
- A aquisição do bem foi feita de acordo com a condição física, econômica ou profissional do viajante;
- Ele é de condição de usado;
- A natureza e a quantidade do bem são compatíveis com as circunstâncias da viagem.

Viaje com empresas que emitem passagens com milhas

Em crescimento no mercado, empresas que emitem passagens aéreas com milhas prometem ofertar passagens aéreas mais baratas do que as cias aéreas, como é o caso da P2P Milhas. Caso queira conhecer mais, clique aqui.



Website: http://www.p2pmilhas.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.