RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2019 - Horário 15:37

Segurança da Informação: principais técnicas para proteger uma empresa de ataques
Tecnologia / Os ataques cibernéticos têm crescido de forma perigosa nos últimos anos. Apenas no Brasil, a quantidade de roubo de dados e invasões em sistemas eletrônicos mais que dobrou em 2018. Segundo dados levantados pela Psafe, companhia especializada em cibersegurança e que, anualmente, elabora um relatório de segurança, apenas no primeiro semestre deste ano foram reportados 120,7 milhões de ataques - um crescimento de 95,9% ao visto no mesmo período de 2017.

Entre outubro e dezembro, o documento mostrou a existência de 63,8 milhões de links maliciosos e a predominância do WhatsApp como plataforma campeã de golpes. Sócio da Strong Security Brasil (www.strongsecuritybrasil.com.br), empresa brasileira especializada em cibersegurança, Dario Caraponale, elenca as principais técnicas que as empresas podem utilizar para se proteger de ataques.

Conscientizar todos os usuários

"Uma empresa não deve aplicar a punição como forma de orientar seus colaboradores para a importância de usar a internet de forma consciente. É necessário conscientizá-los, mostrando quais são as políticas de segurança da empresa e de que forma cada um pode contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo", explica o executivo.

Acompanhar o uso de dispositivos móveis

Com a popularização dos smartphones e outros dispositivos móveis - e sua inclusão no ambiente de trabalho -, é praticamente impossível para uma empresa coibir o uso desses aparelhos enquanto o funcionário está no escritório.
Muitas vezes, eles são parte de seu trabalho e ferramentas importantes para que possa desempenhá-lo. "Isso não significa que o colaborador possa usar o celular no trabalho como usa em casa. A empresa precisa estar sempre atenta a como os dispositivos são utilizados e empregar soluções que os tornem mais seguros", destaca Dario.

Nestes casos, o sócio da Strong Security Brasil destaca o uso de aplicativos ou softwares que façam o monitoramento dos dados corporativos ou, ainda, ferramentas de criptografia, que impeçam o acesso de terceiros ou mesmo a intercepção de informações confidenciais.

Estar atento a novos riscos

Os hackers estão em constante evolução. Todos os dias estudando uma nova brecha, um caminho diferente para que possam ter acesso a informações importantes.

Por isso, o executivo chama a atenção para que os empresários façam o mesmo, e se mantenham sempre atentos não apenas a seu ambiente de negócios ou à concorrência, mas às mudanças no mundo tecnológico.

"Acompanhar novas tendências, ver relatórios de riscos e observar atentamente ameaças ou ataques que tenham acontecido fora do país ou em seu ramo de atuação é uma precaução importante, assim como conhecer a fundo seu departamento de tecnologia. Sabendo quais são suas vulnerabilidades, é possível se prevenir de um ataque", diz.

Modificar constantemente as políticas de segurança

Políticas de segurança em uma empresa não devem ser imutáveis. Ao contrário. Elas precisam ser revistas constantemente, para que a empresa consiga acompanhar a mudança no ambiente virtual.

"Se os hackers estão sempre mudando e se qualificando, porque uma empresa precisa parar no tempo e manter suas políticas de segurança como a dez, quinze anos atrás? A internet evolui muito rápido e é preciso acompanhar essa evolução. Quem estaciona não apenas é engolido pela concorrência, como se torna um alvo fácil para hackers", diz Dario Caraponale.

Utilizar softwares de segurança

Muitas vezes, apenas chamar a atenção de seus colaboradores para a importância de manter um ambiente seguro não é o suficiente para inibir ataques. É preciso que a empresa invista na aquisição de softwares de segurança e na construção de barreiras que sejam capazes de prevenir ou mesmo interceptar ataques ou roubo de informações cruciais para o funcionamento do negócio.

Criptografe os dados importantes

O uso da criptografia é uma das melhores ferramentas para as empresas. A função é proteger as informações de ataques ou mesmo interceptações. "Quando um dado é criptografado, mesmo que um hacker consiga roubá-lo, ele não saberá o que está contido ali, pois é preciso ter a chave certa para ler os dados", explica Caraponale.

Faça backup

Antes de se proteger de quaisquer ataques, a empresa precisa armazenar cópias de segurança de todos os seus dados cruciais, para se prevenir não só do roubo, como da perda por acidentes, problemas com arquivos ou outros incidentes que podem acontecer.

"São dicas simples, que podem ser postas em prática por qualquer empresa. E nós, da Strong Security Brasil, estamos sempre prontos a ajudar com dúvidas ou soluções para tornar isso possível", finaliza.

Saiba mais sobre a Strong Security Brasil

Especializada em soluções voltadas para Segurança da Informação, a Strong Security Brasil oferece também produtos, serviços, consultorias e treinamentos para reduzir e eliminar riscos da informação.. Mais informações: www.strongsecurity.com.br


Website: http://www.strongsecurity.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.